Generative Art Seminar

26.05.2022 17:00 — 26.05.2022 20:00
Fora do campus

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

26.05.2022 17:00 26.05.2022 20:00 Generative Art Seminar Link: https:///en/node/27720

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Fora do campus
Generative Art Seminar
26 MAI
17h-20h
Fundação de Serralves

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete

 

 

Tradicionalmente, o mercado de arte é considerado exclusivo e de difícil acesso. A tendência recente para os NFTs (non-fungible token) abriu o mercado da arte e admitiu incluir agentes fora da tradicional cena artística, mas envolvendo investimentos avultados. Esta transformação do mercado já foi reconhecida pelos principais agentes, colecionadores e instituições como as leiloritas Phillips, Sotheby's ou Christie's que colocaram os NFTs no portfólio de obras que apresentam aos seus clientes. Só no último ano, o volume de transações em mercados e coleções de arte associados a contratos inteligentes NFT ultrapassou os 40 biliões de dólares em criptomoedas.  
 
Os NFTs de arte generativa são os que mais têm captado a atenção dos investidores e têm sido negociados por centenas de milhares de dólares. 
 
Mas o que é exatamente a arte generativa? Como se articula com NFTs?  O que significa esta tendência para o mercado de arte? Haverá uma adoção em massa dos NFT pelo mercado, museus e curadores ou, pelo contrário, sofrerão uma rejeição a longo prazo? 
 
No dia 26 de maio, o Generative Art Seminar será um espaço para discutir essas questões com a presença de um painel de peritos em arte generativa e NFTs que inclui artistas, cientistas, curadores, leiloeiros e colecionadores. Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete na Fundação de Serralves.
 
 

 
Programa
 
Quinta-feira, 26 de maio
17h-20h
Fundação de Serralves

The Art Market

Com Benjamin Kandler

Intervalo de 15 minutos
 

History of Generative Art Lecture
Com Sofia Garcia
 
Generative Artist Panel
Com Sofia Garcia, Marcelo Rodriguez-Soria, William Mapan, Iskra Velitchkova, Monica Rizzolli 
 

 

The Kiss but bird II by Iskra Velitchkova

 

Tibouchina mutabilis, origin (2021), Monica Rizzolli
 

NOTAS BIOGRÁFICAS

Sofia Garcia

 

Ao longo dos últimos 6 anos, Sofia Garcia tornou-se uma referência no espaço da Arte Generativa como curadora, conselheira e construtora de comunidades. Sofia foi homenageada com o 40 Under 40 in Art + Tech da Apollo Magazine | Negócios como fundadora da ARTXCODE, uma casa de arte generativa. Atualmente, ela faz parte do conselho de curadoria da Art Blocks e também é conselheira da empresa. Ela trabalhou anteriormente na Onyx da J.P. Morgan como estrategista de design técnico de blockchain e como Diretora de Educação de Código/Arte, uma organização sem fins lucrativos focada em ensinar meninas a fazer arte com código.

Marcelo Rodriguez-Soria (website)

 

Marcelo Soria-Rodríguez é artista e estrategista. Ele está interessado em toda a gama de possibilidades que um determinado sistema pode cobrir e interagir. O papel dos avanços tecnológicos nessa relação com a sociedade tem sido o foco de seu trabalho em inovação e estratégia em um punhado de empresas, desde pequenas startups até grandes multinacionais financeiras. Ele lançou coleções de arte generativa aclamadas pela crítica em FxHash.xyz e Art Blocks Curated series 6. Ele cofundou uma prática global de dados no BBVA, uma empresa financeira global, onde liderou as atividades de estratégia de dados. Ele cofundou a Databeers, um movimento informal de alfabetização de dados presente em 10 países, e foi consultor, mentor e investidor em várias startups tecnológicas. Ele estudou Engenharia de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Ele escreve ocasionalmente no seu site pessoal, iillucid.com, sobre arte, estratégia e pensamentos aleatórios sobre esses tópicos.

William Mapan (sobre o artista)

  William Mapan é um artista, programador e professor baseado em Paris, França. Ele trabalha principalmente com computadores e código, mas a sua curiosidade leva-o a explorar uma ampla gama de diferentes médias e técnicas.
 

 

Iskra Velitchkova (website)

 
Iskra Velitchkova (n.1988) é uma artista búlgara autodidata que vive atualmente em Madrid. O seu trabalho explora as interações presentes e potenciais entre humanos e máquinas e como, em vez de tornar a tecnologia mais humana, essa relação pode nos levar a entender melhor os nossos limites. Ela acredita que as raízes e a tradição podem nutrir o seu trabalho com maior verdade. Reunindo as suas origens balcânicas com a influência que a cultura mediterrânea teve sobre ela ao longo da sua vida, ela usa esse contexto para construir seu trabalho. Após um histórico comprovado na indústria de tecnologia e inteligência artificial como pensadora visual, Iskra decidiu aplicar o seu conhecimento e experiência ao serviço da sua própria pesquisa. O seu trabalho é baseado em técnicas mistas: ela explora novos médias combinando formatos digitais e natureza física. Ela usa tecnologia generativa, redes neurais artificiais, artes plásticas, plota em tela e brinca com argila.

Monica Rizzolli (sobre a artista)

 

Monica Rizzolli lançou em 2021 duas séries de NFTs: “Tropical Garden” (em múltiplas plataformas) e a obra gerativa “Fragments of an Infinite Field” (Art Blocks). Já expos nos Estados Unidos (MAK Center’s Artists and Architects, LA), Brasil, Alemanha, China, e Espanha. Ganhou a bolsa MAK Schindler Scholarship (MAK Vienna) e Sweet Home (Hablarenarte, Madrid). É designer de superfície no estúdio Contrast e type designer na Just in Type. Ela desenhou a fonte Tomorrow, disponível gratuitamente no Google Fonts, e organizou projetos como a “Noite de Processing”, encontro mensal sobre arte e programação, no Garoa Hacker Clube, desde 2016, e o “Processing Community Day Brasil”. Nascida em São Carlos, Rizzolli estudou na IA-UNESP (Artes Plásticas, São Paulo, Brazil) and the Kunsthochschule Kassel (Desenho, Kassel, Alemanha). Atualmente vive e trabalha no Monte Bruel, Portugal.

 

Benjamin Kandler

 

Benjamin Kandler, assistente de Vendas Privadas da Phillips e Coordenador de NFT. Ele é licenciado em História da Arte pela Goldsmiths, University of London. Benjamin acredita que a História da Arte é para muitos e não para poucos e tem trabalhado com artistas, estudantes e o ARTiculation Prize para aumentar a participação na História da Arte como disciplina e nas artes em geral como área.


Organização: 

André Baltazar (CITAR / CCD - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa)
Benjamin Chandler (Phillips)
Maura Marvão (Phillips)
Nuno Crespo (CITAR / CCD - Escola das Artes - Universidade Católica Portuguesa)
Sofia Garcia (ARTEXCODE)

Uma organização Escola das Artes, CITAR e CCD em parceria com Fundação de Serralves e Phillips.