Escola das Artes coproduziu filme para exposição em Serralves

 

Documentário completo

A Fundação de Serralves assinalou em 2019 o seu trigésimo aniversário e os vinte anos da abertura do Museu projetado por Álvaro Siza com a grande exposição Viagem ao Princípio – Ida e Volta.

Neste contexto, o Centro de Criatividade Digital (CCD) da Escola das Artes coproduziu com a Fundação um filme que documenta esta retrospetiva de obras com lugar destacado na história da coleção e do Museu, seja porque integraram o núcleo inicial de obras da Coleção, porque foram produzidas especificamente para Serralves, porque a sua primeira apresentação pública ocorreu em Serralves ou porque aí integraram marcantes exposições individuais. A equipa coordenada pelo professor Luís Teixeira foi constituída pelos bolseiros de investigação Diogo Morais (realização), Manuel Silva (direção sonora) e Rodrigo Assaf (Motion Graphics).

A equipa do documentário acompanhou assim a montagem da exposição, bem como diversos outros momentos que antecederam a abertura ao público, recolhendo também testemunhos de vários artistas representados, dos seus curadores e do diretor do Museu.
 
Recorde-se ainda que esta coprodução decorre de uma parceria entre Serralves e a Escola das Artes que se estende a diversos outros campos, de que são bom exemplo a Pós-Graduação em Curadoria ou a Pós-Graduação em Mercados e Coleções de Arte.
 

O documentário foi exibido no Auditório de Serralves no dia 9 de novembro às 18h30.
Mais informações aqui

   
 

Ficha Técnica

Título - Viagem ao Princípio - Ida e Volta
Ano - 2020
Duração - 35 min
Idioma - Português
Género - Documentário
Realização - Diogo Morais
Direcção Sonora - Manuel Silva
Motion Graphics - Rodrigo Assaf
Coordenação - Luís Teixeira / Denise Pollini
Participação de - Albuquerque Mendes / André Cepeda / Augusto Alves da Silva / Charlotte Moth / Isabel Braga / Marta Almeida / Philippe Vergne / Ricardo Nicolau 
Co-Produção - Escola das Artes, U.Católica-Porto, Museu de Serralves
País - Portugal
COR - HD