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Candidaturas 2023/24 abertas:

 
1ª Fase
2ª Fase*
3ª Fase*
Candidaturas
13 fev a 14 abr
2 mai a 21 jul
24 jul a 25 set
Entrevistas
a agendar
a agendar
a agendar
Resultados
27 abr
27 jul
27 set
Matrículas
2 a 5 mai
28 a 31 jul
28 set
Início das aulas
09 out
*A 2ª e 3ª fases abrem apenas em caso de ainda haver vagas.


A Universidade Católica, através da sua Escola das Artes, elegeu como um dos eixos estratégicos de intervenção académica, científica e cultural, a formação de professores do ensino especializado de música, área que foi reforçada com a Reforma de Bolonha e a legislação referente à formação de professores neste domínio.

Por sua vez, um grupo Escolas Profissionais e Academias de Música conscientes da imperatividade da formação e da profissionalização do seu corpo docente, desafiou a Católica Porto a construir respostas de sustentação dos seus projetos educativos e de inserção territorial. Deste desafio e de uma estreita colaboração, nasceram já nove edições de um Mestrado em Ensino de Música, que abre agora as candidaturas à 10ª Edição.
Coordenação: Prof. Doutora Sofia Serra

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COMO ACEDER?

  • Titularidade de uma licenciatura em Música ou equivalente legal, incluindo um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1ºciclo de estudos em música, organizado de acordo com a reforma de Bolonha.
  • Existência nos estudos anteriores de um número mínimo de 120 créditos de formação, definido pela portaria nº1189/2010, como pré-requisito de ingresso.
  • Aprovação na prova escrita de Língua Portuguesa
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Porquê Ensino de Musica?



Instalações e equipamentos de referência

  • Metodologias diversificadas e inovadoras;
  • Promoção da criatividade musical e individualidade dos estudantes garantidas através da fundamentação científica;
  • Caráter personalizado de acompanhamento à integração do docente, no contexto de ensino artístico da música que é feita pessoalmente por orientadores em todo o território português, incluindo ilhas; 
  • Forte ligação à comunidade pela disseminação de conhecimento científico, cultura musical e de formação contínua;
  • O Mestrado interage em contexto artístico pela articulação com os outros cursos de caracter mais tecnológico através de projetos de apresentação pública e seminários transversais;
  • Aplicação e incentivo à utilização das tecnologias da informação e comunicação em contexto de sala de aula;
  • Processo de ensino e aprendizagem centrado no mestrando, permitindo ajustar cada tarefa proposta ao contexto profissional de cada aluno.

Apoios e Bolsas

  • Bolsas da Direção Geral do Ensino Superior
  • Apoio Social da Católica Porto
  • Bolsas de Mérito e Portfolio da Escola das Artes

+ Informação

Plano de estudo

Plano para o 1º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Didática da Música I Didática da Música II
Área da Docência I Área da Docência II
Metodologias de Investigação em Educação Psicologia da Educação
Ensino, Aprendizagem e Avaliação Opcional I

Plano para o 2º Ano

1º Semestre 2º Semestre
Prática Profissional I Prática Profissional II
Seminário de Intervenção Pedagógica Projeto de Intervenção Pedagógica
Opcional II  

Opcionais

FEG FAD
Organização e Gestão Escolar O professor compositor: arranjos para o ensino de música (nível básico I)
Identidade das Escolas e Projeto Educativo Orquestração no ensino de música (nível II)
Gestão em Educação e Liderança Iconografia musical no âmbito da performance historicamente informada aplicada ao ensino de música
As TIC e a Educação Práticas da educação artística no ensino de música
Avaliação de Escola e projetos de melhoria Criatividade e emoção no Ensino de Música
Escola, Família e contextos comunitários de desenvolvimento As TIC no Ensino de Música
Relação Pedagógica, Motivação e Disciplina na sala de Aula À descoberta do património musical Português: Metodologias de investigação e Edição Musical

Práticas de Educação Artística no Ensino de Música

Prosseguir Estudos

O Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes tem como objetivo principal a criação de um percurso académico onde artistas, cientistas e criadores de diversas áreas podem desenvolver uma investigação multidisciplinar no universo da exploração artística. Neste contexto, o programa propõe um percurso focado tanto nas questões autorais e conceptuais artísticas, quanto no seu desenvolvimento tecnológico e na sua relação com outras ciências fundamentais e sociais.



Questões e dúvidas