Licenciatura em Cinema

PrintPrint

(Clicar para versão adaptada a mobile)

Aguarda acreditação final da A3ES

O projeto da nova Licenciatura em Cinema da Escola das Artes oferece uma formação diferenciadora na área da produção cinematográfica. Tem como principal objetivo formar perfis artísticos e profissionais criativos e com cultura de pensamento crítico, preparados para uma carreira relevante no campo do cinema e das artes. Propomos um modelo inovador de ensino através de projeto.

As diferentes etapas e funções (pré-produção, escrita de argumento, direção de fotografia, direção de arte, direção de atores, produção, pós-produção de som e de imagem, e, claro, realização) são abordadas sob prismas artísticos, técnicos e tecnológicos.

O corpo docente é constituído por professores das áreas teóricas e práticas, mas também por profissionais, artistas e realizadores de renome no panorama nacional e internacional da produção fílmica, que orientam unidades curriculares específicas.

Características distintivas:

• Licenciatura centrada em desenvolvimento de projetos, em grupo, permitindo a aquisição das diferentes competências artísticas e técnicas do cinema: documentário, ficção, ensaios audiovisuais, entre outros.
  • Acompanhamento técnico e artístico com realizadores e profissionais das diferentes áreas do cinema: joão Salaviza, Rui Poças, João Braz, Salomé Lamas, Diogo Costa Amarante, Gabriel Abrantes, João Canijo, Luís Urbano, Paulo Américo e Mariana Ricardo.
  • Excelentes instalações e equipamentos profissionais de cinema, incluindo captação e pós-produção de imagem e som (mais informações aqui)
  • Orçamento de produção para o projeto final

Principais objetivos de aprendizagem:

• Adquirir conhecimentos técnicos e artísticos do processo de pré-produção, produção e pós-produção de uma obra audiovisual.
  • Desenvolver competências técnicas e artísticas nas áreas de realização, produção, direção de fotografia, argumento, direção de som, direção de arte e pós-produção.
  • Desenvolver conhecimentos e competências estéticas para a criação de uma obra audiovisual.
  • Adquirir e desenvolver conhecimentos sobre o mercado cinematográfico e artístico, e a sua distribuição e marketing.
  • Compreender criticamente a história da arte e do cinema como forma de sustentar uma cultura visual informada.
  • Desenvolver capacidades para a crítica e análise de obras cinematográficas.
  • Adquirir um conhecimento informado sobre os diferentes géneros, estilos e cinematografias e a sua interligação com a prática.
  • Desenvolver um pensamento estruturado sobre as grandes questões da história e do pensamento humano, que se possam refletir numa criação audiovisual.

Saídas profissionais:

Perspetivas de carreira e áreas de emprego:

• produção de cinema, numa ou mais das suas vertentes:
    • realização
    • produção
    • direção de fotografia
    • direção de som
    • pós-produção (imagem / som)
    • escrita de argumento
  • produção artística com forte ênfase em trabalhos de imagem em movimento;
  • produção audiovisual freelance, nas suas diversas componentes:
    • captação de imagem / direção de fotografia
    • pós-produção de imagem / som
    • produção

Como e porquê prosseguir estudos?

O projeto de licenciatura garante o desenvolvimento das competências necessárias para ingresso no mercado de trabalho. No entanto, para ampliar capacidades e aceder a oportunidades mais avançadas ou diversificadas, aconselhamos o aluno a complementar e aprofundar a sua formação, através do Mestrado em Som e Imagem, Mestrado em Cinema ou Mestrado em Fotografia.

Condições de acesso:

• Realizar pré-requisito de aptidão vocacional
  • Ser titular de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente
  • Ter realizado pelo menos uma das provas de ingresso indicadas, nas áreas de: Desenho | Filosofia | Geometria Descritiva | História | História da Cultura e das Artes | Matemática | Português | Matemática A

Acreditação:

• Aguarda acreditação final da A3ES

Afiliações:

Bolsas:

Queres conhecer a Escola?
Margarida Dinis