CCR

O Centro de Conservação e Restauro tem como missão a preservação e recuperação do património cultural e artístico, promovendo o seu estudo, salvaguarda e valorização, enquanto base de memória coletiva e individual e fonte de investigação científica e de leitura estética e simbólica.
O CCR conta com uma equipa de profissionais altamente qualificada e multidisciplinar: para além dos conservadores-restauradores (com diferentes áreas de especialização), inclui historiadores da arte, vocacionados para questões como a inventariação e a análise iconográfica das obras, bem como químicos e fotógrafos, especializados em diversos métodos de exame e análise aplicados à conservação de obras de arte.
O edifício do CCR foi planeado especificamente para o seu funcionamento como espaço de permanência de obras de arte, atendendo a exigências específicas como a segurança, a acessibilidade e a facilidade de circulação dos objetos. Tem amplos espaços, nomeadamente laboratórios e oficinas, que permitem realizar o tratamento de obras de grandes dimensões. O interior do edifício é composto por seis espaços de oficina de conservação e restauro, especialmente preparados e equipados para atender às especificidades dos materiais orgânicos e inorgânicos, individualmente, bem como um estúdio fotográfico e espaços de laboratório de Raio X, de revelação, de química e de biologia.

Coordenação: Carla Felizardo

Serviços de Apoio: Maria Silva ccrestauro@porto.ucp.pt

Website: http://artes.porto.ucp.pt/pt/centro-conservacao-e-restauro-ccr