CCD

O Centro de Criatividade Digital, reconhecido como um dos projetos âncora do Cluster das Indústrias Criativas pelas Estratégia de Eficiência Coletiva no Norte de Portugal, assume-se como um centro de competência e excelência criativa. Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e um investimento inicial de 1 milhão de euros, nasce em 2012 esta infraestrutura de produção de conteúdos, com recurso a tecnologias de última geração (Motion Capture, Sound Surround, etc.) e certificação atribuída por marcas de referência (como Apple, Avid e Autodesk). Instalado na Escola das Artes da Católica Porto, com o Apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o CCD foi aprovado pela FCT para inclusão no “Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014-2020”.
O centro está organicamente articulado com a oferta formativa da Escola das Artes, como é o caso do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas, realizado em parceria com a Católica Porto Business School.
O CCD integra e promove as seguintes atividades:

• Produção artística
  • Investigação
  • Treino especializado (em articulação com o Centro de Investigação para a Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR - e o programa de Doutoramento)
  • Incubação de empresas (envolvendo docentes, investigadores, alunos e ex-alunos)
  • Organização de eventos (com o envolvimento de projeções de video-mapping, instalações multimédia interativa, entre outros)

O CCD está também disponível para projetos de elementos exteriores à Universidade, quer sejam criativos individuais quer seja através de parcerias com outras entidades.

Coordenação: André Baltazar

Serviços de Apoio: Mónica Monteiro ccd@porto.ucp.pt