x

Partilhar esta página

X

Investigação > Incubação

A incubadora de Negócios Criativos, Aquário de Som e Imagem foi criada em 2007, com o objetivo de introduzir na comunidade de criativos que existe em torno da Escola das Artes da Católica Porto um programa de Incubação para projetos empresariais ágeis e inovadores. Frequentemente este projetos emergem em comunidades e grupos de trabalho que se criam durante a passagem dos alunos pela nossa instituição.

Em 2010 foi integrada no contexto do SpinLogic, dinâmica transversal de incubação empresarial e apoio ao Empreendedorismo Tecnológico da Católica Porto, passando a designar-se como ArtSpin.

Atualmente estão incubados 28 projetos empresariais.

As empresas beneficiam da proximidade com uma comunidade de criativos que reside na Escola das Artes (Alunos, Docentes e Investigadores), acesso condicionado a uma infraestrutura técnica e tecnológica profissional, proximidade com o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes - CITAR e acesso privilegiado a cursos de Formação Avançada, de curta duração, lecionados na Escola das Artes onde está sedeado um centro de formação avançada, certificado pela Autodesk/Maya, AVID/Protools, Apple/Final Cut Studio.

A missão da Escola das Artes passa essencialmente por estimular, em Portugal e particularmente na região Norte, a existência de massa crítica e incremento de qualidade em áreas que são centrais no que se designa como “Indústrias Criativas”. Este projeto vai ao encontro deste objetivo estimulando o aparecimento de empresas inovadoras e competitivas num paradigma de produção existente no seio de uma comunidade criativa com quase duas décadas de experiência.

O Apoio dado aos projetos empresariais é não intrusivo. Damos acesso à comunidade, e infraestruturas e proporcionamos apoio e orientação de alto nível no seu plano de negócios. No entanto, devem ser as próprias empresas a ultrapassar as dificuldades do mercado.

Sendo o desenvolvimento de um cluster de Indústrias Criativas um dos principais eixos estratégicos para o Norte, está no nosso horizonte expandir a escala desta iniciativa em articulação com o Governo (CCDRN) parceiros da UCP no Mercado e na Indústria, Comunidade Local e particularmente com outras instituições que estão a desencadear iniciativas dentro da mesma linha.

Para informações sobre as empresas incubadas, visite o projeto SpinLogic.

 

 

 

Actas das VIII Jornadas de Arte e Ciência

Actas das Jornadas de Arte e Ciência: IX Jornadas/V Jornadas ARP

SVG Header