x

Partilhar esta página

X

Docentes

Álvaro Barbosa

Som e Imagem

Doutorado em Computer Science and Digital Communication pela Universidade Pompeu Fabra.
Licenciado Engenharia de Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro.
Professor Associado da Escola das Artes.

CV DEGOIS

André Baltazar

Som e Imagem

Nascido e criado no Porto, já em pequeno era curioso por explorar e aprender como tudo funcionava. Desde os carrinhos às ventoinhas, aos vídeos, motores, computadores, etc.

Essa curiosidade levou-me à Licenciatura e Mestrado em Engenharia Eletrotécnica (Telecomunicações e Multimédia) na FEUP e posteriormente ao Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, na EA-UCP, que concluí em 2015. Pelo caminho trabalhei no INESC-Porto e fui Investigador Convidado na Universidade de Stanford, EUA.

Atualmente, sou Professor na Escola das Artes na área de Multimédia. Muito resumidamente, ensino aos alunos diferentes técnicas para criarem, trabalharem e exibirem os seus conteúdos audiovisuais de uma forma mais interativa.
Leciono também no Departamento de Informática da ESMAD-IPP.

Continuo explorar e aprender, como Investigador Integrado do CITAR, principalmente nos seguintes tópicos: HCI, Gesture Recognition, Computer Music, Machine Learning, Augmented and Virtual Reality, 3D Scanning and Printing.

Às vezes perguntam-me pela transição de Engenharia para Artes. Faz sentido, mas eu não cresci simplesmente feito engenheiro. Desde a adolescência que formei (com mais 5 amigos) uma “banda”, que ainda hoje se mantém: be-dom (google it :D). Isto teve uma enorme influência na minha vida pessoal e profissional. Entre outros aspetos, permitiu-me aplicar os conhecimentos mais técnicos, duma forma criativa, nos concertos ao vivo, performances e instalações. Assim, tomei o gosto pelo lado mais criativo e artístico da tecnologia (e da vida).

www.abaltazar.org

CV DEGOIS

André Perrotta

Som e Imagem

Natural do Rio de Janeiro, graduado em Física pela Universidade de São Paulo, Doutorado na Universidade Católica Portuguesa em Ciência e Tecnologia das Artes com especialização em Informática Musical. Atualmente sou professor auxiliar convidado da Escola das Artes pelo programa Gulbenkian Professorship.

Desde 2003 desenvolvo trabalhos na convergência entre Arte e Tecnologia, principalmente no contexto da música eletroacústica, área onde já trabalhei com diversos artistas, compositores e grupos entre os quais a Tonhalle Orchestra de Zurique, Osesp, Linea Ensemble, Arditti Quartet, Jean-Claude Risset, Flo Menezes, entre outros.

Meu trabalho de investigação é focado no desenvolvimento de metodologias, estratégias e ferramentas que auxiliam a ligação entre o universo artístico/criativo e o universo do código matemático utilizado na sua implementação tecnológica.

Como docente da Escola das Artes leciono cadeiras na área da Produção Multimédia da Licenciatura em Som e Imagem, na especialização em Desenho de Som do Mestrado em Som e Imagem e no Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes.

http://www.avperrotta.org/

CV DEGOIS

Arlindo Silva

Conservação e Restauro

Nasceu na Figueira da Foz em 1974.
Investigador no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes desde 2008.
Em 2006 obteve um Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Vigo no Programa de Doutoramento “Modos de Coñecemento na Práctica Artística Contemporánea”.
Docente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa desde 2002.
Recebeu uma bolsa Erasmus para estudar na Academia de Belas Artes da Letónia em Riga em 2001.
Recebeu um subsídio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1996-1999.
Recebeu uma bolsa da Fundação Rotária Portuguesa entre 1996-2001.
Licenciado em Artes Plásticas/Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2001.
Artista representado na Galeria Quadrado Azul desde 2012.
Expõe regularmente desde 2000.
Tem obra representada em colecções nacionais e estrangeiras.

CV DEGOIS

Baltazar Torres

Som e Imagem

Estudou pintura na FBAUP onde foi Monitor e Assistente na área do desenho e Prof. Auxiliar Convidado na Licenciatura de Pintura e no curso de Mestrado em Pintura. Foi-lhe atribuído o Prémio Eng . António de Almeida para melhor aluno do curso de Pintura. Obteve uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver trabalho artístico. Docente na EA da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Júri da desenho contemporâneo da Fundación CJ de Madrid. Desenvolve trabalho artístico desde 1988 e e é representado pela Galeria Mário Sequeira Portugal e pela Galeria MAM na Áustria.

Fez conferências sobre o seu trabalho artístico na Faculdade de Belas Artes do País- Basco, no Colégio das artes da Universidade de Coimbra, e na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

CV DEGOIS

Carlos Caires

Som e Imagem

Doutor em Artes Plásticas pela Université de Paris VIII, França.
Mestre em Som e Imagem pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Licenciado em Design/Projectação Gráfica pela Universidade da Madeira.
Coordenador do grupo de investigação “Arte Visual e Interativa” do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).
Presidente do Conselho Pedagógico da Escola das Artes.
Coordenador do Mestrado em Som e Imagem e da Pós-Graduação em Design Digital.

CV DEGOIS

Carlos Lobo

Som e Imagem

Licenciatura em ensino de Português e Inglês, Universidade de Aveiro, (1997)

Bacharelato em Tecnologias da Comunicação Audiovisual, Instituto Politécnico do Porto, ( 2004)
Mestrado em Imagem e Comunicação, Goldsmiths University, Londres, (2005)
Programa de Fotografia «Programa Criatividade e Criação Artística», Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, (2006)
Professor na Universidade Católica do Porto Comissário de fotografia no CAAA (Guimarães).

www.carloslobo.net

CV DEGOIS

Carlos Ruiz

Som e Imagem

Cineasta espanhol nascido em Barcelona e formado em Londres nas áreas de produção, realização, montagem, arte dramática, argumento e cinematografia, Carlos Ruiz trabalha na área do cinema desde 1990 e tem obtido vários prémios internacionais na área do cinema. Em 1999, realizou a sua primeira longa-metragem de ficção, To anyone who can hear me, que participou nos festivais de cinema de Taormina, Edimburgo, Madrid, Siena, Croácia, e Figueira da Foz, tendo ganho dois prémios principais: o Grande Prémio para a Melhor Longa-metragem de Ficção e o Prémio do Júri Internacional de Jornalistas. Em 2004 a sua segunda longa-metragem Retrato ganhou o prémio Cidade de Madrid para a Melhor Longa-Metragem Espanhola no Festival Internacional de Documentários de Madrid.

Professor Auxiliar convidado na Universidade Católica Portuguesa do Porto desde 1999. Investigador e membro do Membro do CITAR desde 2010 (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes).

Mestre em História e Crítica do Cinema pela Universidade do Este de Londres (University of East London).

Doutorado em Ciências e Tecnologia das Artes, com especialização em Cinema e Audiovisual (documentário), pela Universidade Católica do Porto (2012).

O foco principal de interesse como investigador radica no estudo da narrativa, novas formas de narrativa e particularmente no estudo da construção da narrativa no documentário de observação.

http://www.fronteirafilmes.pt
http://dafilms.pt/director/9311-carlos-ruiz-carmona/
http://www.rtp.pt/programa/tv/p32564

CV DEGOIS

Carolina Barata

Conservação e Restauro

É bacharel em Conservação e Restauro pelo IPT, pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela ESAD/FRESS, mestre em Química Aplicada ao Património pela FCUL, com dissertação intitulada "Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Escultura Portuguesa Sobre Madeira de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca" e doutorada em Geociências pela UA com tese intitulada "Materiais e Técnicas de Policromia da Talha Barroca Erudita e Popular do Noroeste de Portugal”.

Iniciou a atividade profissional em 1996, na área de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete, Escultura e Talha, tendo colaborado com diversos ateliês privados. Paralelamente, integrou projetos de Conservação de Coleções Fotográficas, nomeadamente no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa.

Em 2005 integrou o corpo docente da área de Arte, Conservação e Restauro da EA/UCP, onde leciona ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento, nas áreas de Escultura, Talha e Pintura de Cavalete. Desde Fevereiro de 2016 coordena o Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais.

É membro do CITAR da EA/UCP e do GeoBioTec da UA. O seu trabalho de investigação incide fundamentalmente sobre a Conservação e os Estudos de Materiais e Tecnologias de Escultura, Talha e Pintura de Cavalete.

https://ucp.academia.edu/CarolinaBarata
http://orcid.org/0000-0003-3379-1905

CV DEGOIS

Cristina Sá

Som e Imagem e área transversal

Enquanto Professora Auxiliar Convidada da Escola das Artes, leciono na área de Artes Digitais, Media Arte e Cultura Digital. Doutorei-me em Ciências da Comunicação: ramo Audiovisual e Media Interactivos na UNL. Sou Mestre em Som e Imagem/Artes Digitais pela EA/UCP e licenciada em Engenharia pela FEUP.

A formação híbrida em Engenharia, Arte e Comunicação permite-me uma visão e uma abordagem interdisciplinar da Arte e da Tecnologia, o que se reflete no meu trabalho como docente e como investigadora.

O meu trabalho de investigação situa-se na área das Artes Interactivas, actuando em dois ramos principais: o estudo ontológico do interface através dos seus efeitos experienciais; e o reconhecimento das especificidades da Cultura Digital em Portugal.

Entre 2014 e 2016 fui Visiting Scholar Researcher na Universidade da Califórnia de Berkeley (IES e BCNM). Em 2005 fui Investigadora Convidada na Universidade de Pompeu Fabra em Barcelona.

A Família, as caminhadas ao ar-livre, o encontro com a Natureza e o cuidado com os animais às vezes ocupa-me, às vezes preocupa-me, inspira-me sempre.

http://cristinasa.net

CV DEGOIS

Eduarda Vieira

Conservação e Restauro

Como Professora Auxiliar da Escola das Artes, leciono na área de Conservação e Restauro de Materiais Inorgânicos, Conservação Preventiva, Património Edificado e Teoria da Conservação e Restauro. Doutorei-me em Conservação e Restauro do Património Histórico-Artístico na Universidade Politécnica de Valência (Espanha).Sou Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico pela Universidade de Évora, pós-graduada em Museologia pelas universidades de Brno (Morávia Republica Checa) e Autónoma de Lisboa e licenciada em História- Especialização em Arqueologia pela Universidade Livre do Porto.

As formações em Arqueologia, Museologia e Conservação Arquitetónica possibilitam-me uma visão integrada e uma abordagem multidisciplinar do Património e que está patente no meu trabalho de docente e investigadora.

Como investigadora actuo nas áreas da Conservação do Património móvel e edificado com destaque para as artes decorativas integradas, Conservação Preventiva e Epistemologia do Património Cultural e Teoria da sua Conservação.

Conto já cerca de trinta e dois anos de carreira docente ao longo dos quais fui contactando com as necessidades e desafios da Cultura e do Património, tendo formado várias gerações de profissionais da área. Motivam-me a curiosidade pelos temas que desconheço e a vontade de inovar.

CV DEGOIS

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Conservação e Restauro e área transversal

Agregado na especialidade de História da Arte, pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Doutor e Mestre em História da Arte pela FLUP.
Professor Catedrático da Escola das Artes da UCP.
Vogal da Direção da Escola das Artes para a área de Arte e Restauro da Escola das Artes.
Diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).
Coordenador do grupo de investigação “Estudos de Arte e Património” do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).
Coordenador do Doutoramento em Estudos do Património.

CV DEGOIS

Guilhermina Castro

Som e Imagem

Licenciei-me e doutorei-me em Psicologia pela FPCEUP, possuindo formação avançada em Direção de Psicodrama, formação em Representação (cursos livres na ESMAE) e em Música (CCM-Conservatório Regional). Na EA/UCP sou docente desde 1998, regendo disciplinas como Análise de Personagens, Criatividade e Emoção no Ensino da Música, entre outras. Como docente convidada, lecionei na Universidad de San Pablo (Madrid), na Universidade de Vigo, na ESMAE-IPP e na FBAUP.

Atualmente a minha investigação científica decorre no CITAR/UCP: coordeno o projeto “Narrativa e Criação Audiovisual” e sou responsável pela participação da EA/UCP nos projetos “Artfull Leadership” e “Processos Psicológicos de Criação de Personagens”, que receberam financiamento público. Colaboro como Editora Associada da revista CITAR Journal e integrei a equipa editorial dos Cadernos de Teoria das Artes.

Desde 1996, a minha investigação na FPCEUP e na UCP originou artigos, livros, capítulos de livros e comunicações em eventos científicos. Do meu interesse em dinamizar a investigação, adveio a organização de congressos e a integração na Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, enquanto Vice-presidente e co-responsável pelo Grupo de Trabalho “Narrativas Audiovisuais”.

Detentora de Pós-Graduação em Psicoterapia e Orientação Vocacional (FPCEUP), fui psicóloga em instituições públicas e privadas, durante 8 anos.

https://pt.linkedin.com/in/maria-guilhermina-castro-73140b13 http://ucp.academia.edu/MariaGuilherminaCastro

CV DEGOIS

Gustavo Martins

Som e Imagem

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Licenciado em Multimédia pela Universidade do Porto.
Professor Auxiliar da Escola das Artes.
Vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.

CV DEGOIS

Henrique Pereira

Som e Imagem e Área Transversal

Doutorei-me em Cultura com a tese “O Universo Cultural do Poeta Guerra Junqueiro”. E porque tardei a convencer-me de que o grau de Doutor é hoje a carta de alforria que (quase) começa a viagem académica, procuro convencer disso os meus orientandos. Lecciono, entre outras, Cultura Portuguesa, Escrita Criativa e Introdução ao Argumento. Sou investigador do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, do Grupo de Estudos Literários e Culturais da Universidade de Aveiro, e membro do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência.

A Rádio é uma das minhas paixões. Foram 17 anos de trabalho intenso, a produzir, a realizar e a apresentar (RR, RFM e Antena 2).

Produzi e realizei duas longa-metragens de documentário e umas quantas curtas de ficção.

Gosto de livros, de os ler e de os escrever. Na badana de alguns dos mais de quarenta que publiquei lê-se: “[…] de que se destacam os trabalhos sobre Guerra Junqueiro e cultura portuguesa em geral”.

Gosto, portanto, de livros e gosto de árvores. Na minha geografia íntima há duas árvores: um imbondeiro e um castanheiro, ambas com “um sonho de céu em cada ramo”.

E gosto (muito) que os alunos me batam à porta (se possível, com hora marcada).

CV DEGOIS

Jaime Neves

Som e Imagem

Professor Auxiliar Convidado da Escola das Artes onde lecciona na área de Cinema (Práticas da Imagem, Linguagens e Tecnologias Audiovisuais, Fundamentos da Imagem – Cinema e Produção de Cinema no Exterior).

Bacharel em Tecnologia da Comunicação Audiovisual, Licenciado em Comunicação e Design Multimédia e Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes.

Cineclubista desde a adolescência, tem um passado profissional fortemente ligado à rádio (locutor e repórter) e ao teatro (actor e director). Fruto da sua paixão pelo cinema fundou, programa e dirige o “Black & White – Festival Internacional Audiovisual”. Foi director artístico do “Art & Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo”.

orcid.org/0000-0003-1584-070X

CV DEGOIS

José Carlos Frade

Conservação e Restauro

José Carlos Frade é licenciado em Química, mestre em Química Analítica Aplicada e doutorado em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais, pela Universidade de Lisboa.

É professor auxiliar convidado na Escola das Artes da UCP e lecciona na área de Conservação e Restauro.

www.researchgate.net/profile/Jose_Frade3

CV DEGOIS

José Ferrão Afonso

Conservação e Restauro

Sou Professor Auxiliar da Escola das Artes na Licenciatura em Conservação e Restauro, área da História da Arte e do Património. Lecciono ainda, igualmente, na Área de História da Arte, no Mestrado Integrado de Teologia.

Sou licenciado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre, também em História da Arte, pela mesma faculdade e Doutorado em Teoria e História da Arquitectura pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona.

CV DEGOIS

Laura Castro

Som e Imagem e área transversal

Doutoramento – Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes (2010)
Mestrado – Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da (1993)
Licenciatura – Universidade do Porto – Faculdade de Letras (1985).

Professora Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e sua directora desde Novembro de 2013. Presidente do Conselho Científico (2014-presente).
Investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).

Entre o início da década de 90 e 2006 trabalhou no sector cultural. Publica regularmente artigos e livros sobre temas de arte, desenvolve pesquisa e escreve ensaios para catálogos de exposições.

Membro da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte. Presidente da Direcção do Centro de Cultura Teatral / Teatro Experimental do Porto.

https://ucp.academia.edu/LauraCastro

CV DEGOIS

Luís Sarmento

Som e Imagem

Lecciono na Escola das Artes, desde 2006, na área da Arte Digital e Interactiva. Nesta área, desenvolvo trabalho de investigação no CITAR desde 2005. Estou actualmente a concluir o programa de doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes nesta instituição, onde me licenciei em Som e Imagem, com especialização em artes digitais, em 2004.

http://luissarmento.com

CV DEGOIS

Luís Teixeira

Som e Imagem

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Telecomunicações, e licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ramo de Informática de sistemas, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Coordenador do Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas. Professor Auxiliar Convidado da Escola das Artes. Docente em Som e Imagem (licenciatura, doutoramento) e em Gestão de Indústrias Criativas. Leciona na área das Tecnologias Multimédia, Tecnologias nas Praticas Criativas, Fundamentos de Imagem, Desenvolvimento para a Web, Realidade Aumentada e Virtual, Linguagens de Programação. Professor Auxiliar Convidado da Escola Superior de Biotecnologia onde leciona Algoritmos e Estrutura de Dados.

Coordenador do Centro de Criatividade Digital.

Vice-diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologias das Artes (2004-2011), coordenador Erasmus (2004-2012).

CV DEGOIS

Maria Aguiar

Conservação e Restauro

Doutorada em Conservação de Pintura pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Conservação e Restauro de Pintura pela Universidade de Northumbria de Newcastle Upn Tyne, Inglaterra.
Mestre em Conservação e Restauro de Objectos Históricos pela Universidade de DeMontfort, Inglaterra.
Bacharel em Tecnologias de Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar.
Coordenadora da Licenciatura em Arte -Conservação e Restauro.

CV DEGOIS

Paulo Ferreira Lopes

Som e Imagem

Depois dos estudos em composição e em arquitetura em Lisboa, iniciei uma longa viagem pelo atlântico em busca de um porto ameno onde os meus sonhos pudessem despertar. Uma curta passagem pala Julliard School of Music em Nova York fez-me perceber que a minha casa era a Europa!

Paris 1994 : Universidade Paris 8, IRCAM, Consevartoire Nationale de Musique, foram algumas das instituições que marcaram para sempre a minha vida por tudo o que nelas aprendi. A ideia do Norte, empurrou-me mais tarde para outros sítios onde descobri a essência da geração de 50 e a visão da geração de 90; INM em Darmstad, ou ZKM em Karlsruhe, ajudaram-me a encontrar uma identidade, mas não um estilo.

Curso de composição da ESML, mestrado em composição Universidade Paris 8 , Doutoramento em música e Informática.

“The analogy of contraries is the relation of light and shade, of height and hollow, of plenum and void.”

CV DEGOIS

Pedro Monteiro

Música

Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Musicologia pela Universidade de Valladolid.
Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Docente em Música.

CV DEGOIS

Pedro Pestana

Som e Imagem

Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes - Informática Musical pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Mestre em Multimedia and Audiovisuals pelo Institute Hiche St. Louis, Bruxelles / Université Paris VIII, Paris / Universidade Nova de Lisboa.
Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Coordenador da Licenciatura em Som e Imagem.
Director do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

CV DEGOIS

Ricardo Ferreira

Som e Imagem

Enquanto Professor Auxiliar Convidado da Escola das Artes, leciono na área da animação as disciplinas de Projecto de Multimédia I, Modelação 3D ,Composição e Efeitos Visuais e Texturas e iluminação. Encontro-me em doutoramento na Universidade Católico do Porto. Sou Mestre em Arquitetura e fiz pós graduação em Composição Digital na Pearson College/ Escape Studios (UK).

Antes de iniciar a minha carreira profissional em composição digital e efeitos visuais terminei o meu mestrado em Arquitetura na Universidade Lusíada e trabalhei como artista 3D para visualização arquitetónica. Este trabalho exigiu-me ter a habilidade para olhar as coisas de um ponto de vista técnico e estético, que é algo em que eu acredito ser fundamental na indústria dos efeitos visuais.

Após a conclusão do meu curso em Londres tenho trabalhado em empresas de topo a nível mundial tais como Industrial Light Magic, DoubleNegative, MPC, PrimeFocus, Cinesite, etc.

http://linkedin.com/in/ricardojferreira

“The scientific man does not aim at an immediate result. He does not expect that his advanced ideas will be readily taken up. His work is like that of the planter - for the future. His duty is to lay the foundation for those who are to come, and point the way.”
Nikola Tesla

 

CV DEGOIS

Ricardo Megre

Som e Imagem

Em 2007 formei-me no mestrado em Som e Imagem, na especialização em Animação por Computador da UCP, onde realizei os meus primeiros filmes de animação 3D.

Em 2008, fui viver para os Estados Unidos, onde fiz uma pós-graduação em Animação 3D e Efeitos Visuais na New York Film Academy, e o curso de Cinematografia Avançada na School of Visual Arts, ambos em Nova Iorque.

Ainda nesse ano comecei a trabalhar como professor assistente na New York Film Academy, em paralelo ao trabalho que comecei a desenvolver como Iluminador/Generalista 3D na Walsh Family Media, e mais tarde na Gloss Post-Production e Linha de Terra.

Desde 2009 leciono na licenciatura e mestrado em Som e Imagem, no mesmo curso onde me formei.

Em 2010 ajudei a fundar o estúdio Loopa, onde sou Diretor Técnico e Diretor de Animação.

Atualmente sou também aluno de doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, na Universidade Católica Portuguesa, onde tenho oportunidade de aprofundar temas dentro da Animação 3D, ligados ao Uncanny Valley e criação de personagens digitais.

www.loopa.com.pt

CV DEGOIS

Rui Nunes

Som e Imagem

Mestre em Produção para Cinema e Televisão pela Loyola Marymount University - School of Film and Television, Los Angeles.
Mestre em Teologia pela Boston College School of Theologie and Ministry, Chesnut MA.
Licenciado em Teologia pela Universidad Pontifícia de Comillas - Facultad de Teologia, Madrid.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ramo Informática e Sistemas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Professor Assistente Convidado da Escola das Artes.
Docente em Som e Imagem.

CV DEGOIS

Sahra Kunz

Som e Imagem

Estudei Pintura nas Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP), fiz o Mestrado em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto (EA) e o Doutoramento na Faculdade de Belas Artes do País Basco (UPV_EHU).

orcid.org/0000-0002-5417-8838
https://ucp.academia.edu/sahrakunz
https://www.youtube.com/channel/UCJafCLVZROrhKgZglTFdAJw
https://prezi.com/user/sahrakunz/

"If you hate violence and don't believe in politics, the only major remedy remaining is education. Perhaps society is past praying for, but there is always hope for the individual human being."
George Orwell, All Art Is Propaganda: Critical Essays

CV DEGOIS

Sofia Serra

Música

É doutorada e mestre pela Universidade de Sheffield (Reino Unido) em psicologia e ensino de Música, mestre pela Guildhall School os Music and Drama (Londres) e licenciada em canto pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (Porto).

É docente e coordenadora do Mestrado em Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa e Investigadora no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) na área da psicologia da música (relação professor–aluno em canto, vinculação, personalidade e pedagogia musical). Ensina regularmente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de São José em Macau. Apresentou-se em ópera, oratória, recital solo, incluindo Festival BBC Proms, BBC Radio 3. Venceu o 2.º prémio no Concurso Tracy Chadwell (Londres) e o 2.º Prémio Jovens Empreendedores XXI num projeto cultural de Ópera.

CV DEGOIS

Sónia Neves

Som e Imagem

Nasceu em Evander, África do Sul, em 1978.Vive e trabalha no Porto.

Doutorada com Menção Internacional pela Facultade de Bellas Artes da Universidade de Vigo em 2016. Foi investigadora em residência na University of the Arts Helsinki, Spring Term 2013 [Âmbito do Doutoramento Europeu] e recebeu uma Bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia entre 2010-2014. Investigadora no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes desde 2008. Em 2006 obteve um Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Vigo no Programa de Doutoramento “Modos de Coñecemento na Práctica Artística Contemporánea”. É professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa desde 2003. Colabora com Arlindo Silva num projecto de parceria desde 2003, a dupla esteve representada pela galeria Reflexus Arte Contemporânea entre 2007 e 2008. Em 2002 e 2003 trabalhou na Galeria Presença como assistente de produção. Recebeu uma bolsa Erasmus para estudar na Accademia di Belle Arti di Bologna em 2001. Licenciada em Artes Plásticas/Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2001.

CV DEGOIS

Vasco Carvalho

Som e Imagem

Licenciado em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa, obteve o mestrado em Arte Multimédia pela Universidade do Porto, é doutorando e investigador no Citar-Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes.

Em cinema desenvolve trabalho de capturas, e pós-produção de som, participado em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais.

www.josevascocarvalho.org

CV DEGOIS

Vitor Joaquim

Som e Imagem

É Licenciado em Realização e tem um Bacharel em Som pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. É doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, ramo Computer Music pela UCP.

Improvisador electrónico, compositor e artista media. Compôs para dança, teatro, instalações e multimédia. Apresenta-se regularmente ao vivo, um pouco por toda a Europa, ora a solo ora em colaborações diversas com criadores das mais variadas áreas.

Tem editados 7 discos a solo, e cerca de duas dezenas de colaborações, compilações e remisturas internacionais com diversas nomeações de melhor disco do ano em publicações como O Público, O Expresso, Wire, Indie-Rock Magazine e Qwartz Awards.

Para além do seu trabalho sonoro, tem criado e dirigido peças de âmbito transversal em áreas tão diversas como o vídeo mapping, o vídeo art ou a performance contemporânea. Produziu os EME, um festival dedicado às artes às artes experimentais e tem colaborado em programações e assessorado diversos festivais e eventos na Europa.

Foi professor e coordenador pedagógico na ETIC e co-fundador da Restart onde leccionou e foi programador e coordenador de cursos. Actualmente é investigador do CITAR e docente da Escola das Artes em Cinema Internacional, Projeto Artístico e Projeto Final Design de Som.

www.vitorjoaquim.pt

CV DEGOIS

Vitor Teixeira

Doutor em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Professor Auxiliar da Escola das Artes.

CV DEGOIS
SVG Header