Vitor Joaquim

Perfil

É Licenciado em Realização e tem um Bacharel em Som pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. É doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, ramo Computer Music pela UCP.

Improvisador electrónico, compositor e artista media. Compôs para dança, teatro, instalações e multimédia. Apresenta-se regularmente ao vivo, um pouco por toda a Europa, ora a solo ora em colaborações diversas com criadores das mais variadas áreas.

Tem editados 7 discos a solo, e cerca de duas dezenas de colaborações, compilações e remisturas internacionais com diversas nomeações de melhor disco do ano em publicações como O Público, O Expresso, Wire, Indie-Rock Magazine e Qwartz Awards.

Para além do seu trabalho sonoro, tem criado e dirigido peças de âmbito transversal em áreas tão diversas como o vídeo mapping, o vídeo art ou a performance contemporânea. Produziu os EME, um festival dedicado às artes às artes experimentais e tem colaborado em programações e assessorado diversos festivais e eventos na Europa.

Foi professor e coordenador pedagógico na ETIC e co-fundador da Restart onde leccionou e foi programador e coordenador de cursos. Actualmente é investigador do CITAR e docente da Escola das Artes em Cinema Internacional, Projeto Artístico e Projeto Final Design de Som.

www.vitorjoaquim.pt

 

Projetos de investigação

  • As relações da performance electrónica com a percepção visual
  • A percepção em acusmática
  • A produção e programação de concertos acusmáticos

 

Publicações relevantes

Joaquim, V. (2018). A Questão do Olhar (e do Ouvir). Book chapter In Conceitos e Dispositivos de Criação em Artes Performativas, ed. Universidade de Coimbra.

Joaquim, V. (2017). The Unthinkable of Nothingness Lisbon (pp. 344-348). In Lisbon Computation Communication Aesthetics & X, xCoAx 2017, Lisbon. (http://2017.xcoax.org/pdf/xCoAx2017-Joaquim.pdf)

Joaquim, V. (2017). The Unthinkable of Nothingness (pp. 590-595). In Invisible Places - Sound, Urbanism and Sense of Place, São Miguel, Açores. (http://invisibleplaces.org/IP2017.pdf )

Joaquim, Vitor. 2015. O Papel do Laptop Performer Enquanto Agente Transformador das Práticas Musicais, 491 pp.. (Tese Doutoral) Porto: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa. (https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/18118)

Joaquim, V., & Barbosa, Á. (2013). Are Luminous Devices Helping Musicians to Produce Better Aural Results, or Just Helping Audiences Not To Get Bored? (pp. 89–105). In Computation Communication Aesthetics and X.  xCoAx 2013, Bergamo, Italy. (http://2013.xcoax.org)
 

Áreas de interesse científico
  • Computer Music
  • Performance Studies
  • Acousmatic
  • Interaction
  • Perception
CV Académico
Link 1

Teses como Orientador(a)
Veja a lista aqui
 

Assistente
Escola das Artes
Gab EA 021 / ext. 109