Carolina Barata

Perfil

É bacharel em Conservação e Restauro pelo IPT, pós-graduada em Peritagem em Arte/Mobiliário pela ESAD/FRESS, mestre em Química Aplicada ao Património pela FCUL, com dissertação intitulada "Caracterização de Materiais e de Técnicas de Policromia da Escultura Portuguesa Sobre Madeira de Produção Erudita e de Produção Popular da Época Barroca" e doutorada em Geociências pela UA com tese intitulada "Materiais e Técnicas de Policromia da Talha Barroca Erudita e Popular do Noroeste de Portugal”.

Iniciou a atividade profissional em 1996, na área de Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete, Escultura e Talha, tendo colaborado com diversos ateliês privados. Paralelamente, integrou projetos de Conservação de Coleções Fotográficas, nomeadamente no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa.

Em 2005 integrou o corpo docente da área de Arte, Conservação e Restauro da EA/UCP, onde leciona ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento, nas áreas de Escultura, Talha e Pintura de Cavalete. Desde Fevereiro de 2016 coordena o Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais.

É membro do CITAR da EA/UCP e do GeoBioTec da UA. O seu trabalho de investigação incide fundamentalmente sobre a Conservação e os Estudos de Materiais e Tecnologias de Escultura, Talha e Pintura de Cavalete.

Projetos de investigação
  • ARCAer - Architectures and Reliquaries. Conservation and Analysis of Old Reliquary Assemblies (Investigadora Principal).
 
Publicações relevantes 
  • (Aceite para publicação) CUNHA, Diana; BARATA, Carolina; PAIS, Alexandre (2018). Four Reliquary Busts from the Former Monastery of Madre de Deus: Study and Conservation. ECR – Estudos de Conservação e Restauro. Porto
  • PEREIRA, Catarina; GASPAR, Rita; CASTRO, Laura; BARATA, Carolina (2017). Retouching Scientific Photography – The Glass Plate Negatives Collection at the Natural History and Science Museum – University Of Porto. Ge-Conservación 12, 101-110. http://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/540
  • MONTEIRO, Patrícia; BARATA, Carolina; FRADE, José; CANDEIAS, António (2017). The retable of Our Lady of Mercy in the cloister of Oporto's Cathedral: study, conservation and restoration. Ge-Conservación 12, 137-149. http://ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/533
  • BARATA, Carolina; ROCHA, Fernando; CRUZ, António João; ANDREJKOVICOVÁ, Slavka; REGUER, Solenn (2015). ‘SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables’, Applied Clay Science 116-117, 39-45. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0169131715300806
  • BARATA, Carolina; CRUZ, António João; ARAÚJO, Maria Eduarda; CARBALLO, Jorgelina COROADO, João; MENDONÇA, Maria Helena (2013). ‘Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca’, Química Nova 1 (36), 21-26. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422013000100005

 

CV online

Áreas de interesse científico
  • Estudo laboratorial dos materiais e das técnicas que constituem as obras de arte.
  • Estudo dos fenómenos de degradação dos materiais que constituem as obras de arte.
  • Metodologias de conservação e restauro aplicadas à pintura de cavalete, à escultura e à talha.

Teses como Orientador(a)
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Escola das Artes

Investigador
Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR)

Gab ER 008

Atendimento: 5ª feira, das 14h às 16h