Universidade Católica Portuguesa - Porto
Pós-Graduação em Gestão de Indústrias Criativas

 

 

Iniciativa conjunta da Escola das Artes e da Católica Porto Business School da Universidade Católica no Porto. A formação conta com um plano curricular polivalente, que aborda disciplinas como “Gestão Empresarial e Estratégia nas Indústrias Criativas”, “Arte, Cultura e Indústrias Criativas”, “Legislação nos Setores Cultural e Criativo”, “Criatividade”, “Marketing, Marca e Negócio”, “Tecnologias nas Práticas Criativas” ou “Gestão de Projeto e Plano de Negócios”.

A Pós-graduação promove competências e conhecimentos nos domínios da

  • criatividade, gestão empresarial e estratégia, legislação nos setores culturais e criativos,
  • gestão, plano de negócios e financiamento, internacionalização, marketing e marca, tecnologias, avaliação e impacto de projetos.

Este plano corresponde ao 1º ano do ciclo de estudos do mestrado em Gestão de Indústrias Criativas

 

Objetivos do Ciclo de Estudos

  • Formar especialistas na aplicação de conhecimentos a nível da gestão financeira, legal e operacional do sector criativo;
  • Aumentar a eficiência, eficácia e impacto económico e sociocultural dos projectos culturais e criativos;
  • Fomentar a criação de massa crítica que reflicta o sector das indústrias criativas;
  • Dar a conhecer as principais práticas culturais nacionais e as formas como estas influenciam o desenvolvimento das indústrias criativas.

 

Links de Interesse

 

Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação de cada Unidade Curricular será definido por cada docente. Podendo ser trabalhos, exames, avaliações periódicas, construção de portfólio, etc. O curso obedece ao regime presencial, sendo o limite de faltas de 1/3 das aulas lecionadas no horário previsto.

 


Área de Estudos: 
Artes

Grau de Ensino: 
Pós Graduação

Regime: 
Pós-Laboral

ECTS: 
60

Campus: 
Campus Foz

 

Horários: 

6º feiras das 18:30 às 21:30

Sábados – 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00

2 semestres


Coordenação: 
Prof. Doutor Luís Teixeira 


Observações: 

A Pós-graduação em Gestão de Indústrias Criativas é organizada pela Escola das Artes e pela Católica Porto Business School, num contexto de uma plataforma que potencia a inovação, o empreendedorismo e da riatividade, a fim de fomentar o desenvolvimento regional e nacional num contexto global.

  • A actual conjuntura económica, social e cultural da União Europeia aponta o estímulo e dinamização das Indústrias Criativas e Culturais como uma das principais linhas de acção para o desenvolvimento. Neste contexto, o mercado requer exponencialmente maior quantidade e qualidade de conteúdos audiovisuais, exigindo profissionais com uma forte formação Técnica, Cultural, Ética, Artística e Criativa. Esta é a proposta de Ensino Universitário, oferecida pela Escola das Artes da Universidade Católica no Porto, desde 1997.
  • Católica Porto Business School é já uma escola de referência no estudo de Economia e Gestão em Portugal. Conta para isso com uma equipa de docentes jovem, motivada e altamente qualificada. Inovação, internacionalização e excelência são desígnios fundamentais da Faculdade. A CPBS tem a ambição central de formar profissionais altamente qualificados para carreiras de sucesso, no País ou no Estrangeiro. A esta sua ambição alia o desenvolvimento de investigação académica de qualidade internacionalmente reconhecida e o desenvolvimento de Consultoria e Projectos orientados para a Comunidade Externa.


 

Em destaque