Pós-Graduação em Curadoria

PrintPrint
Corpo Docente: 
Ana Luiza Teixeira de Freitas 
Vive em Lisboa e é curadora independente. Destaca-se o seu trabalho de curadoria com coleções privadas, bem como a sua relação com publicações independentes e livros de artista, tendo lançado a sua própria editora Taffimai. Fez parte da equipa curatorial da Bienal Anozero de Coimbra (2017),  foi curadora assistente da Bienal de Marraquexe (2009) e colaborou com a Tate Modern, nas exposições de Cildo Meireles e Cy Twombly (2008). É consultora de estratégia na Delfina Foundation, em Londres.
 
Carla Felizardo
Conservadora-restauradora, coordena a atividade do Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da UCP. É docente convidada na Licenciatura em Arte, Conservação e Restauro, no Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais e na Pós-Graduação em Mercados e Coleções de Arte.
 
Cristina Grande
Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Realizou uma pós-graduação em Gestão das Artes pelo Instituto Nacional de Administração em colaboração com o Departamento de Gestão das Artes da Universidade de Columbia. Coordenadora e curadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves desde 1990, com a responsabilidade executiva e de produção de actividades culturais paralelas às exposições e de programas nas áreas da Música Experimental, do Jazz, da Performance e da Dança Contemporânea. É responsável pela programação de Dança Contemporânea e Performance do Auditório do Museu de Serralves desde 2000. 
 
Delfim Sardo
Professor de História de Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra, curador e ensaista. É o curador geral da II Trienal de Arquitetura de Lisboa. Foi diretor do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém e consultor da Fundação Calouste Gulbenkian. Fundou e dirigiu a revista Pangloss. Foi comissário da Representação Portuguesa à 48ª Bienal de Veneza. Publicou livros sobre Julião Sarmento, Jorge Molder, Helena Almeida e Fernando Calhau. Colabora regularmente para catálogos de exposição e em publicações sobre arte e arquitetura..
 
Filipe Duarte
Gestor da Coleção de Arte da Fundação de Serralves desde janeiro de 2016, foi bolseiro da Getty Foundation e, ao longo da sua carreira colaborou com inúmeras instituições, entre as quais a Tate Gallery (Londres), SRAL - Limburg Conservation Institute (Maastricht), Museu d’Art Contemporani de Barcelona, Culturgest, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Fundação EDP e Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Guilherme Blanc
Licenciado em Direito pela Universidade do Porto e mestre em Política e Gestão Cultural pela City University of London. Lecionou em diferentes cursos de graduação e pós-graduação na área de Política e Gestão Cultural e trabalhou como curador independente, colaborando com instituições como o Institute of Contemporary Arts (ICA), o Institut Français, a Whitechapel Gallery e o Barbican Centre. Atualmente é Diretor de cinema e arte contemporânea da empresa municipal Ágora Porto
 
João Mourão
Curador e fundador do Kunsthalle Lissabon
 
Luís Silva
Curador e fundador do Kunsthalle Lissabon
 
Luiz Camillo Osório
Professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, investigador do CNPQ e curador do Instituto PIPA. Entre 2009 e 2015, foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Em 2015, foi o curador do pavilhão brasileiro na Bienal de Veneza. Em 2016 fez a curadoria da exposição “Calder e a arte brasileira”, no Itaú Cultural e em 2017, a curadoria do 35º Panorama da arte brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo, museu no qual integrou o conselho de curadoria, entre 2006 e 2008.
 
Margarida Mendes
Curadora, investigadora e activista. Integrou na equipa curatorial da 11ª Bienal de Gwangju, 4ª Bienal de Design de Istambul e 11ª Bienal de Liverpool e dirigiu também diversas plataformas educacionais, como escuelita, uma escola informal do Centro de Arte Dos de Mayo - CA2M, Madrid, o espaço de projectos The Barber Shop, em Lisboa, dedicado à pesquisa transdisciplinar e a plataforma de pesquisa curatorial The World In Which We Occur/Matter in Flux.
 
Maria Coutinho
Doutora em História da Arte, especialização em Teoria da Arte pela FCSH-NOVA
Professora Auxiliar Convidada da Escola das Artes da UCP
 
Maura Marvão
International specialist, art consultant, é a representante em Portugal e Espanha da leiloeira Phillips. Anteriormente, trabalhou nas Nações Unidas e no New Museum of Contemporary Art em Nova Iorque. Foi presidente da ADIAC, Associação de Difusão Internacional de Arte Contemporânea, é membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, presidente dos Amigos da Fundação Ricardo Espirito Santo Silva e fundadora e presidente do núcleo português do National Museum for Women in the Arts de Washington.
 
Miguel Cabral Moncada
Começou por ser antiquário (1984-1995), fundando em 1996 a Cabral Moncada Leilões e dirigindo-a desde então. É Perito de obras de arte, avaliador e professor do Ensino Superior (desde 1990).
 
Nuno Camarneiro
Professor universitário e escritor, licenciou-se em Engenharia Física, trabalhou no CERN e doutorou-se em Florença em Ciências aplicadas ao Património Cultural. Professor Auxiliar Convidada da Escola das Artes da UCP.
 
Nuno Crespo
Nuno Crespo é um curador, crítico de arte e investigador que se tem dedicado ao estudo dos cruzamentos entre arte, filosofia e arquitetura. Doutorado em filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é professor e diretor da Escola das Artes e colaborador habitual, enquanto crítico de arte, do suplemento cultural Ipsilon, tendo sido membro do seu conselho editorial. Foi curador de diversas exposições, de artistas como Nuno Cera, Adriana Molder, Noé Sendas, Rui Chafes, Vasco Araújo ou Jorge Molder.
 
Nuno Faria
Curador com uma experiência de 20 anos, trabalhou com artistas de várias gerações, portugueses e estrangeiros, em contexto institucional – Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Internacional das Artes José de Guimarães – e independente, em contextos centrais e periféricos, em Portugal e no estrangeiro. É actualmente Director Artístico do Museu da Cidade do Porto. Membro da Comissão de Aquisição da Colecção do Museu Gulbenkian (2017-2019). Entre 2013 e 2019 foi Director Artístico do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
 
Sabeth Buchmann
Professora de História da Arte Moderna e Pós-moderna na Academia de Belas Artes de Viena. Co-edita, com Helmut Draxler, Clemens Krümmel e Susanne Leeb a série de estudos sobre critica de arte e teoria política, PoLyPen, editada pela b_books, Berlim. É membro do conselho da revista de arte Texte zur Kunst. Colabora com inúmeras publicações, revistas e catálogos.
 
Sylvia Chivaratanond
Sylvia Chivaratanond foi curadora adjunta no Centro Pompidou. Trabalhou ainda no Walker Art Center em Minneapolis, no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, na Tate e como diretora assistente na Bienal de Veneza 2003.