Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas

PrintPrint

 

Iniciativa conjunta da Escola das Artes e da Católica Porto Business School da Universidade Católica no Porto.

O sector cultural e criativo caracteriza-se por ter na criatividade e no capital intelectual os seus principais valores. A sua natureza multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requer processos de colaboração e cooperação que juntem capacidades criativas e competências de gestão. Tem assim, por desígnio, novos conceitos, produtos, conteúdos, bem como a sua efetivação em novos e diferentes modelos de negócios melhor adaptados ao mundo contemporâneo.

Abrange uma grande variedade de atividades, Arquitectura, Artes e Antiquários, Artesanato, Design, Design de Moda, Cinema e Vídeo, Publicidade, Software Interactivo de Entretenimento, Música, Artes Performativas, Edição, Software e Serviços de Informática, Televisão e Rádio – ou seja, indústrias que intersectam a criatividade, a arte, o negócio e a tecnologia. É desta combinação que resulta a emergência de um sector que tendo por base produtos culturais, ideias, conceitos, talento e inovação, aponta para novos caminhos para quem deseja descobrir como criar novos espaços profissionais numa sociedade em que a habilidade de criar e executar é extremamente valorizada.

O Mestrado tem como objetivo principal qualificar profissionais com base no estudo interdisciplinar de técnicas, processos e métodos para responder à procura do setor produtivo do sector cultural e criativo. No final, o discente estará apto a refletir sobre este campo de atuação, nomeadamente investigar e analisar de forma critica sobre processos relativos à idealização, criação, desenvolvimento e operação do sector cultural e criativo, fortalecendo a capacidade para visualizar novas oportunidades de negócios e encontrar soluções para problemas reais do sector.

A formação conta com um plano curricular polivalente, que aborda disciplinas como “Gestão Empresarial e Estratégia nas Indústrias Criativas”, “Arte, Cultura e Indústrias Criativas”, “Legislação nos Setores Cultural e Criativo”, “Criatividade”, “Marketing, Marca e Negócio”, “Tecnologias nas Práticas Criativas” ou “Gestão de Projeto e Plano de Negócios”.

O 1º ano curricular promove competências e conhecimentos nos domínios da

  • criatividade, gestão empresarial e estratégia, legislação nos setores culturais e criativos,
  • gestão, plano de negócios e financiamento, internacionalização, marketing e marca, tecnologias, avaliação e impacto de projetos.

O 2º ano permite a escolha entre a:

  • via do empreendedorismo criativo (Projeto Final)
  • via de investigação (Dissertação)
  • via profissionalizante (Estágio).

 

O mestre em Gestão de Indústrias Criativa está apto a:

  • no desenvolvimento de atividades técnico-científicas nas áreas de conhecimento relacionadas com a identificação de oportunidades de negócios no Sector Cultural e Criativo;
  • como investigador no processo de conceção, desenvolvimento e análise de atividades com foco no sector Cultural e Criativo;
  • na análise do contexto e de cenários prospectivos do ambiente organizacional, relacionados com o desenvolvimento das atividades do Sector Cultural e Criativo;
  • na operacionalização de processos do Sector Cultural e Criativo em relação à gestão dos processos e das rotinas organizacionais;
  • na elaboração de projetos de captação de recursos para o financiamento das atividades do Sector Cultural e Criativo;
  • na criação, gestão e execução projetos sustentáveis dentro das lógicas economico/culturais que caracterizam o Sector;
  • na promoção de encontros e da reflexões críticas sobre o papel, as características e os movimentos do Sector no contexto da sociedade atual em mudança;
  • na articulação projetos em diálogo com o poder público e demais organizações relativos ao sector.
 
 
 
Objetivos do Ciclo de Estudos
  • Formar especialistas na aplicação de conhecimentos a nível da gestão financeira, legal e operacional do sector criativo;
  • Aumentar a eficiência, eficácia e impacto económico e sociocultural dos projectos culturais e criativos;
  • Fomentar a criação de massa crítica que reflicta o sector das indústrias criativas; 
  • Dar a conhecer as principais práticas culturais nacionais e as formas como estas influenciam o desenvolvimento das indústrias criativas.
     

Investigação

1.     Investigação em Indústrias Criativas. Um documento de trabalho
2.     Reflexões breves sobre Indústrias Criativas:

3.    Dissertações concluídas e em curso

 

Links de Interesse

 

Área de Estudos: 
Artes
Gestão
Grau de Ensino: 
2º Ciclo
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
120
Campus: 
Campus Foz
Horários: 

6º feiras das 18:30 às 21:30

Sábados das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00

Coordenação: 

Prof. Doutor Luís Teixeira

Prof. Doutor Henrique Manuel Pereira

Contactos: 

Universidade Católica | campus Foz
Serviços Académicos | Estudos Avançados e Formação
Rua Diogo Botelho, 1327 | 4169 - 005 Porto

Joana Xavier | t. + 351 22 619 62 43 | e. formacao.avancada@porto.ucp.pt