Mestrado em Fotografia

PrintPrint
Corpo Docente: 

Este curso é orientado por docentes da Escola das Artes-UCP em colaboração com artistas, investigadores e conferencistas convidados para o ano de 2019/2020.

 

Carlos Lobo
Fotógrafo e editor da Chromma e Lebop, expõe regularmente em Portugal e no exterior. Doutorado em Ciência e Tecnologia das Artes, especialização em fotografia

Daniel Ribas
Crítico e programador, membro da direção artística do Porto/Post/Doc e do comité de seleção do Curtas Vila do Conde

Emília Tavares
Conservadora e curadora para a área da Fotografia e Novos Media, no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa. Investigadora de História da Fotografia

Márcio Vilela
Licenciado em fotografia pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar e mestre pelo “European Master of Fine Art Photography” no IED Madrid. Artista com várias exposições individuais e colectivas em Portugal e a nivel internacional. Fundador da Gamut, laboratório de referência para a impressão em Fine Art em Portugal. 

Nuno Crespo
Crítico de arte para diversas publicações e curador de várias exposições com artistas como Nuno Cera, Adriana Molder, Noé Sendas, Rui Chafes, Vasco Araujo, Julião Sarmento, Jorge Molder e Pedro Costa, entre outros.

Paulo Catrica
Doutorado em Estudos de Fotografia, pela Universidade de Westminster, Londres (2011). Expõe regularmente em Portugal e no exterior e conta já com várias publicações monográficas

Rui Xavier
Fotógrafo, realizador e reconhecido director de fotografia tendo trabalhado com realizadores como Sandro Aguilar, Cláudia Varejão, Salomé Lamas, Leonor Noivo

 

ARTISTAS, INVESTIGADORES E CONFERENCISTAS CONVIDADOS NO ANO DE 2018/19.
André Cepeda; António Júlio Duarte; João Paulo Serafim; José Pedro Cortes; Tatiana Macedo, Federico Clavarino, Sérgio Mah.
 

ARTISTAS, INVESTIGADORES E CONFERENCISTAS CONVIDADOS NO ANO DE 2019/20.

António Júlio Duarte
Estudou fotografia na AR.CO, em Lisboa e no Royal College of Art, em Londres. Autor de vários livros, o seu trabalho é exibido regularmente, em Portugal e no exterior, desde 1990

Carlos Noronha Feio
Doutorado em fotografia no Royal College of Art, Londres, tem uma prática diversificada que inclui ações, performance, vídeo, desenho, pintura, fotografia, tapeçaria e instalação.

Duarte Amaral Netto
Estudou fotografia no Ar.co de 1996 a 2000, onde foi bolseiro  Kodak; Curso de Fotografia da Fundação Calouste Gulbenkian. Pós-Graduação em Teoria da Cultura Visual em 2008;  Mestrado Europeu de Fotografia de Belas Artes no IED Madrid.

Federico Clavarino
Nascido in 1984 em TuriM, Itália. Federico Clavarino é um fotográfo com inúmeras exposições internacionais e uma vasta obre onde se incluem publicações como Alvalade, XYZ (2019), Hereafter, Skinnerboox (2019); La Vertigine, WittyKiwi (2018), The Castle, Dalpine (2016), Italia o Italia, Akina Books. Vive e trabalha em Londres.

José Pedro Cortes
Estudou em Inglaterra no Kent Institute of Art & Design (Master of Arts in Photography). Fotógrafo e editor da Pierre Von Kleist, expõe e publica regularmente em Portugal e no exterior.

Sérgio Mah
Professor e curador que vive e trabalha em Lisboa. Comissário de exposições de autores de renomem como Joel Sternfeld, Jeff Wall, Eugene Smith, Hiroshi Sugimoto, Signatário Romano, Larry Sultan, Thomas Demand, W. alid Raad, Michael Snow, Aaron Siskind, Eli Lotar.

Valter Ventura
Licenciou-se em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;  Curso Avançado de Fotografia no Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Juntamente com Duarte Amaral Netto, João Paulo Serafim e Rodrigo Peixoto fundou a HÉLICE (Escola de Fotografia) e a revista PROPELLER.