x

Partilhar esta página

X

Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais

Corpo Docente: 

ARLINDO SILVA
arsilva@porto.ucp.pt

Em Doutoramento em Belas-Artes na Universidade de Vigo. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Assistente da Escola das Artes. Docente em Arte - Conservação e Restauro.
CV DeGóis
 

 

CAROLINA SOFIA SARRAZOLA BARATA
cbarata@porto.ucp.pt

Doutorada em Geo-Ciências pela Universidade de Aveiro. Mestre em Química Aplicada ao Património Cultural pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Bacharel em Tecnologia em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Diplomada com o Curso de Estudos Superiores Especializados em Peritagem em Arte/Mobiliário pela Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Professora Auxiliar Convidada da Escola das Artes. Docente em Docente em Arte - Conservação e Restauro. Coordenadora do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais.
CV DeGóis
 

 

EDUARDA MARIA MARTINS MOREIRA DA SILVA VIEIRA
evieira@porto.ucp.pt

Doutorada na área de Conservação e Restauro do Património Histórico-Artístico pela Universidad Politécnica de Valencia. Mestre em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora. Licenciada em Ciências Históricas, especialidade Arqueologia, pela Universidade Livre do Porto. Professora Auxiliar da Escola das Artes. Docente em Arte - Conservação e Restauro. Coordenadora do grupo de investigação “Estudos de Conservação” do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Coordenadora do Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais.
CV DeGóis
 

 

GONÇALO MESQUITA DA SILVEIRA DE VASCONCELOS E SOUSA
gsousa@porto.ucp.pt

Professor Catedrático da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Doutor e agregado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente em Arte - Conservação e Restauro e na área transversal da Escola das Artes. Coordenador do Doutoramento em Estudos do Património.
CV DeGóis
 

 

JOSÉ CARLOS PATRÍCIO DOS SANTOS FRADE
jfrade@porto.ucp.pt

Doutor em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pelo I.S.A. Mestre em Química Analítica Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Licenciado em Química Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Professor Auxiliar Convidado da Escola das Artes. Docente em Arte - Conservação e Restauro.
CV DeGóis
 

 

JOSÉ FERRÃO AFONSO
jafonso@porto.ucp.pt

Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya, Espanha. Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em História, Variante História da Arte, pela Universidade do Porto. Professor Auxiliar da Escola das Artes. Docente em Arte - Conservação e Restauro.
CV DeGóis
 

 

MARIA CUNHA MATOS LOPES PINTO AGUIAR
mcaguiar@porto.ucp.pt

Doutorada em Conservação de Pintura pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Conservação e Restauro de Pintura pela Universidade de Northumbria de Newcastle Upon Tyne, Inglaterra. Mestre em Conservação e Restauro de Objetos Históricos pela Universidade de DeMontfort, Inglaterra. Bacharel em Tecnologia em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar. Professora Auxiliar Convidada da Escola das Artes. Docente em Arte - Conservação e Restauro. Coordenadora da Licenciatura em Arte -Conservação e Restauro.
CV DeGóis
 

 

VITOR RUI GOMES TEIXEIRA
vteixeira@porto.ucp.pt

Doutor em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor Auxiliar da Escola das Artes. Docente em Arte - Conservação e Restauro.
CV DeGóis

 

 

Docentes Convidados

 

ANA BAILÃO


Doutorada em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela EA/UCP – especialização Conservação de Pintura. Investigadora integrada do CITAR.
 

 

CARLA FELIZARDO


Licenciada em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Diretora do Centro de Conservação e Restauro da Universidade Católica Portuguesa. 
 

 

CLÁUDIA MIRANDA FERREIRA


Doutorada em Engenharia Civil. Bolseira de pós-doutoramento na Faculdade de Engenharia do Porto.
 

 

ISABEL FERREIRA


Câmara Municipal de Ovar / ACRA - Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo.
 

 

JOANA SALGUEIRO


Doutorada em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela EA/UCP – especialização em Conservação de Pintura. Técnica Superior do Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto.
 

 

JOANA TEIXEIRA


Doutorada em Conservação e Restauro do Património Pictórico - especialização em Arte Contemporânea, pela Universidade Politécnica de Valência.
 

 

JOÃO PAULO MIRANDA GUEDES

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património.
 

 

JOSÉ GUILHERME ABREU

Professor Auxiliar convidado da EA/UCP. Investigador integrado do CITAR.
 

 

LUÍS RIBEIRO
lribeiro@porto.ucp.pt

Licenciado em Conservação e Restauro pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT). Diplomado com o Curso de Fotografia do AR.CO, em Lisboa. Estágio curricular em fotografia de registo de obras de arte e espectros invisíveis (RX, UV, IR) no Centre de Recherche et Restauration des Musées de France – Museu do Louvre. Fundador e sócio gerente da GAMUT, empresa especializada em serviços digitais de fotografia, impressão digital e gestão de cor.

 

PATRICIA MOREIRA


Doutorada em Biotecnologia pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora do Centro de Biotecnologia e Química fina (CBQF) e do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da UCP. Trabalha na área de biodeterioração e biodegradação de materiais orgânicos e inorgânicos com principal enfoque no papel dos microrganismos. Especialista na área de micologia, tem especial interesse na identificação de fungos filamentosos e leveduras responsáveis pela biodeterioração de bens culturais por métodos clássicos e de biologia molecular. Atualmente trabalha em inovação em biotecnologia e nanotecnologia para aplicações na conservação preventiva de objetos de arte.

 

TERESA SILVEIRA


Conservadora-restauradora. Sócia gerente da empresa CaC03 Conservação do Património Artístico Lda.
 

 

TIAGO ILHARCO


NCREP - Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património. APRUPP - Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património.

SVG Header