Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes

PrintPrint

O Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes tem como objetivo principal a criação de um percurso académico onde artistas, cientistas e criadores de diversas áreas podem desenvolver uma investigação multidisciplinar no universo da exploração artística. Neste contexto, o programa propõe um percurso focado tanto nas questões autorais e conceptuais artísticas, quanto no seu desenvolvimento tecnológico e na sua relação com outras ciências fundamentais e sociais.

A etapa curricular exclusiva aos alunos de doutoramento está planeada para fomentar a investigação e discussão teórica acerca da história e estado-da-arte de distintas vertentes da criação artística audiovisual e performática e das tecnologias implicadas no seu desenvolvimento. Para além das disciplinas exclusivas, os alunos de doutoramento podem frequentar todas as unidades curriculares oferecidas nas diferentes áreas de especialização do Mestrado em Som e Imagem, o que permitirá aos doutorandos a obtenção de conhecimentos técnicos e práticos determinantes para o desenvolvimento das suas teses.

Para além do impacto académico - regional e nacional - a que este programa de estudos se propõe, existe associado a esta proposta a aspiração em criar uma alternativa à oferta internacional e, simultaneamente, de preencher um espaço no âmbito europeu com uma oferta formativa e de investigação sobre os temas mais emergentes situados na fronteira entre a Ciência, a Tecnologia e as Artes. O perfil do Corpo Docente é de nível internacional, contemplando Investigadores e Artistas de vanguarda que apresentam o seu trabalho em seminários semanais, acompanham e estabelecem redes com os investigadores e os alunos de Doutoramento.

O programa de Doutoramento em CTA está associado à atividade do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), instituição pioneira no sistema científico nacional, centrado no cruzamento entre Arte, Ciência e Tecnologia.

Este 3º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciência e Tecnologia das Artes tem 240 unidades de crédito (ECTS) e uma duração de quatro anos curriculares, incluindo:
  • A componente curricular, com a duração de um ano lectivo, dirigida à formação para a investigação;
  • A preparação e defesa de um projecto de tese de Doutoramento sobre um tema de ciência e tecnologia das artes, com enfoque na realização artística e na reflexão sobre os processos e tecnologias de criação.
Área de Estudos:
Grau de Ensino:
3º Ciclo
Regime:
Pós-Laboral
ECTS:
Campus:
Campus Foz
Coordenação:

Prof. Doutor André Venturoti Perrotta | Researcher CITAR, Professor EA-SI

Gab: EA015
Contactos: