x

Partilhar esta página

X

Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais

PrintPrint

A componente curricular do doutoramento será leccionada no regime de aulas a distância.

A necessidade de aprofundamento dos estudos na área da conservação do património cultural e o ensejo de promover a elevação dos níveis académicos neste domínio de investigação, levaram a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa a criar, em 2010, o primeiro Curso de Doutoramento em Conservação e Restauro de Bens Culturais no âmbito do regime de Bolonha. Desde então, a experiência acumulada no domínio dos Estudos Avançados em Conservação e Restauro permitiu que a Escola das Artes se afirmasse tanto no panorama nacional como internacional, sendo hoje reconhecido o seu papel na consolidação desta área científica.

De modo a acompanhar a contínua evolução da investigação na área da Conservação e Restauro e no sentido de responder aos desafios que se perspectivam no tocante ao estudo, conservação, restauro e gestão do património cultural português, reestruturamos o anterior Plano de Estudos, transformando-o num curso de banda larga, por forma a possibilitar o recrutamento de candidatos possuidores de distintos perfis de formação da área das Ciências do Património, promovendo desta forma o cruzamento de olhares e experiências interdisciplinares e transversais.

Neste novo plano, ampliam-se as áreas científico/temáticas de especialidade no domínio dos estudos de conservação e restauro às quais o aluno pode aceder para se especializar, aumentando-se o período de tempo dedicado à realização da tese, alterando-se ainda a duração do curso para oito semestres (4 anos). Tal como prevê o regime de Bolonha, o aluno é incentivado a construir o seu percurso de investigação enquadrado numa estrutura curricular mais flexível, mas geradora de competências fundamentais para a realização de um trabalho final de tese doutoral inédito e cujos resultados se repercutam nas comunidades científica e profissional.

Para a concretização do ciclo de estudos, a Escola das Artes conta com recursos de diversos tipos e parcerias nacionais e internacionais. O corpo docente agrega especialistas da Escola das Artes e investigadores convidados de reconhecida experiência académica e profissional nas diversas áreas de especialidade do curso.

O curso de doutoramento encontra-se associado à actividade do Grupo de Estudos de Conservação do CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes).

O curso funciona nos seguintes regimes: tempo integral e tempo parcial. Por favor, consultar regulamento AQUI

Português
Escola das Artes
Área de Estudos: 
Artes
Grau de Ensino: 
3º Ciclo
Regime: 
Pós-Laboral
ECTS: 
240
Coordenação: 

Prof. Doutora Eduarda Vieira

SVG Header