Visita a Lisboa da Pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte

 
No âmbito da unidade curricular “Seminário I”, a Pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte esteve em Lisboa, onde visitou a exposição “Haus Wittgenstein”, no MAAT, o atelier da artista Joana Vasconcelos e a coleção da Casa-Museu Medeiros e Almeida.
 
A exposição Haus “Wittgenstein” no Maat, teve curadoria do diretor da Escola das Artes, Nuno Crespo. O mote desta exposição foram os 90 anos da casa do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951) em Viena. 
 
A visita ao atelier de Joana Vasconcelos permitiu aos alunos acompanhar de perto o desenvolvimento de obras que irão estar na exposição da artista no Museu de Serralves. “I'm your mirror” estará em Serralves depois de ter sido apresentada no Museu Guggenheim Bilbao.
 
A Casa-Museu Medeiros e Almeida exibe uma importante coleção de pintura, arte sacra, mobiliário, tapeçaria, vidro e joalharia com adereços e peças avulsas do século XVII até aos dias de hoje, onde se incluem o serviço de chá de Napoleão Bonaparte, um quadro de Brueghel e o relógio de Sissi da Áustria.
 
Com base na experiência de diversos especialistas, a Pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte tenciona oferecer uma formação onde se aliem conhecimentos teóricos e práticos, cruzando uma base de conhecimentos de história da arte, com informação aprofundada sobre o mercado da arte e a criação de valores, o colecionismo e uma vertente prática alicerçada na observação de obras de arte do ponto de vista material e das questões relacionadas com a sua conservação.