Presença da Escola das Artes no 27.º Congresso Bianual do IIC

 
Decorreu na cidade italiana de Turim, entre os dias 10 e 14 de setembro, o 27.º Congresso do IIC, subordinado ao tema “Conservação Preventiva: Estado da Arte”. O evento, de cariz mundial, registou a presença de cerca de 500 participantes oriundos dos mais diversos países e instituições culturais, entre as quais se destacam: o ICCROM, o Instituto Canadiano de Conservação, o Getty Conservation Institute, National Trust e prestigiados museus europeus, americanos e asiáticos.
 
Tendo por objetivo reunir os melhores profissionais e investigadores no sentido de promover o debate sobre os desafios e tendências da disciplina da Conservação Preventiva, o evento contou com cerca de 50 comunicações orais, algumas delas proferidas por reconhecidos especialistas como: Stephan Michalsky; Robert Waller, Bart Ankersmith, David Thicket, Nadia Francaviglia, Sara Staniforth entre outros, um mesa redonda sobre o tema da Proteção Integrada da Herança Cultural em Cenário de Crise, e 39 posters.
 
A Universidade Católica Portuguesa esteve representada pelas investigadoras Patrícia Moreira (CITAR/CBQF) e Eduarda Vieira (CITAR), ambas docentes da Escola das Artes e integrou ainda alunos de doutoramento de ambas unidades de investigação e alunos de mestrado de conservação e restauro de bens culturais. O artigo “Biotechnology for preventive conservation: development of bionanomaterials for anti-microbial coating of outdoor sculptures”, que foi selecionado para comunicação oral, refere a estratégia e resultados preliminares do projeto BIONANOSCULP (coordenação da UCP, com financiamento da FCT) e foi simultaneamente publicado na prestigiada revista Studies in Conservation, estando já disponível on-line.
 
Integrado no evento decorreram um requintado programa social que incluiu a visita a diversos monumentos da cidade e uma visita técnica ao Centro de Conservação e Restauro de Regia di Venaria.