Porto Summer School on Art & Cinema 2019

Depois da primeira edição de grande sucesso e que juntou cineastas como Apichatpong Weerasethakul, João Salaviza, Salomé Lamas ou João Pedro Rodrigues, já está definido o programa da Porto Summer School on Art & Cinema, a ter lugar entre 2 a 6 de julho de 2019 em vários locais da cidade do Porto e com epicentro na Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, que organiza o evento. 

Trilhando um caminho para a sua dimensão internacional, a segunda edição desta Summer School é composta principalmente por convidados internacionais e também é direcionada para estudantes internacionais e nacionais. Durante uma semana, os participantes da Summer School trabalharão com cinco artistas e cineastas de grande prestígio internacional: estarão na cidade do Porto os realizadores Atom Egoyan Todd Solondz, e os artistas Julião Sarmento João Maria Gusmão/Pedro Paiva. Também confirmada está a artista brasileira Ana Vaz, que cumpre, ao longo do segundo semestre deste ano letivo, uma Residência Artística na Escola das Artes. 

O curso incluirá também curadores e académicos que dialogarão com os artistas e cineastas. A lista é composta por Carles Guerra (diretor da Fundació Antoni Tàpies), Sabeth Buchmann (Professora da Academia de Belas Artes de Viena), Guilherme Blanc (Assessor Cultural da Câmara Municipal do Porto), Nuno Crespo (Diretor da Escola das Artes, crítico e curador), e Daniel Ribas (professor da Escola das Artes e programador de cinema).

Porto Summer School on Art & Cinema pretende ser um curso avançado de novas práticas de cinema, combinando um pensamento crítico com o contacto com grandes criadores do cinema e da arte contemporânea. A diversidade de abordagens processuais, bem como os temas decisivos do mundo atual, serão apresentados por realizadores/artistas de relevância internacional, em diálogo com pensadores, críticos e académicos que discutirão o trabalho desenvolvido durante a semana. A Summer School está estruturada em cinco dias, sendo cada dia dedicado a um dos realizadores/artistas que, em diferentes momentos e com diferentes estruturas, estará em contacto direto com os participantes, num ambiente criativo e informal. 

Para além dos workshops diários, a Summer School tem também um programa público, composto principalmente por sessões de cinema e abertura de exposições, nas quais participarão os seis realizadores/artistas que estão presentes no curso. Este programa é oferecido à cidade e ao seu público cultural e acontecerá em diferentes espaços culturais. O programa final será anunciado em breve.

A presença de Todd Solondz no Porto é feita em parceria com o Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema, que terá no cineasta americano o realizador em foco na 27.ª edição do festival, que este ano irá decorrer de 6 a 14 de julho. Esta retrospetiva inclui seis filmes de Solondz e inicia-se no programa público da Summer School, no dia 5 de julho.

 

INSCREVE-TE AQUI.

Programa detalhado em: http://artes.porto.ucp.pt/summerschool