Participações do CITAR na área de Som&Música em três conferências internacionais

 

Investigadores do CITAR na área de Som&Música apresentaram comunicações em três conferências de âmbito internacional:
 
 
No 8º Encontro de Investigação em Música (ENIM), que decorreu de 8-10 Nov na ESE e ESMAE do Instituto Politécnico do Porto, apresentaram comunicações orais:
— Daniel Moreira (CITAR; ESMAE):  "Tempo e memória, desejo e obsessão: a música de Bernard Hermann para o filme Vertigo de Alfred Hitchcock”; 
— Paulo Perfeito (CITAR; ESMAE) “Jazz Harmony: Polymodal Quintessence”;
— Ana Catarina Lopes Pinto (com os co-autores: Sofia Lourenço e Paulo Ferreira-Lopes): "A técnica de arco no ensino do violino”;
— José Oliveira Martins (CITAR): "O impulso polimodal em Lopes Graça: o caso das suite 'In Memoriam Béla Bartók' , op. 126”. 
 
 
 
Na Nova Contemporary Music Meeting (NCMM18) que decorreu de 21-23 Nov, evento organizado pelo CESEM (Centro de Investigação em Estética e Sociologia da Música) da Universidade Nova de Lisboa, apresentaram comunicações:
— José Oliveira Martins (CITAR): "Lutosławski’s Twelve-Note Chords and the Renewed Exploration of Harmony”;
— Daniel Moreira: "Time and memory, desire and obsession: Bernard Herrmann’s music for Hitchcock’s Vertigo”;
— Paulo Perfeito: "Jazz Harmony: Chordscales and Implied Modulatory Fields”;
— Henrique Portovedo: "Composition Models for Augmented Instruments and New Interfaces: HASGS as Case Study”.
 
 
 
Nas Journées d'Analyse Musicale (JAM2018), organizadas pela Société Française d’Analyse Musicale e que decorreram a 23-24 Nov em Aix-en Provence, França, apresentaram comunicações:
— José Oliveira Martins: "Multi-Layered Harmony, Polymodality, and Scalar Dissonance in Early-Century Music and Theoretical Accounts”;
— Daniel Moreira: "Connecting Musical Shots: A Film-Inspired Model of Continuity in Moment-Time Compositions of Debussy, Stravinsky, and Messiaen”.