Licenciatura em Cinema: Uma nova oferta da Escola das Artes para 2020/2021

A Escola das Artes vai reforçar, já a partir do ano letivo de 2020/2021, a oferta formativa na área da produção e criação cinematográfica. Depois da abertura do Mestrado em Cinema, a Escola apresenta agora uma nova Licenciatura em Cinema.

Esta licenciatura aposta em formar perfis artísticos e profissionais criativos e com uma cultura de pensamento crítico, preparados para uma carreira relevante no campo do cinema e das artes, assentando num modelo inovador de ensino, centrado no desenvolvimento de projetos.

Nesse sentido, os alunos serão imersos em projetos práticos que incorporam todas as competências complementares da arte e da técnica do cinema, com abordagem das diferentes das etapas e funções sob prismas artísticos, criativos e técnicos.

Com um corpo docente constituído por professores das áreas teóricas e práticas, mas também por técnicos, artistas e realizadores de renome no panorama nacional e internacional da produção fílmica (Gabriel Abrantes, João Canijo, João Salaviza e Salomé Lamas são alguns dos nomes), que orientam módulos e unidades curriculares específicas, este curso valoriza a ideia do ensino por contágio, por via do contacto entre os alunos e algumas das figuras mais destacadas das suas áreas de trabalho.

A estes profissionais juntam-se outros convidados para realizar atividades como workshops ou aulas abertas. Nos últimos dois anos, passaram pela Escola das Artes nomes tão importantes como Lucrecia Martel, Ira Sachs, Apichatpong Weerasethakul, Atom Egoyan ou Todd Solondz.

Além de instalações e equipamentos profissionais de cinema de actuais e de topo, os alunos terão acesso a um orçamento de produção para o projeto final. No final da formação, os estudantes estarão preparados para trabalhar em todas as áreas criativas do cinema, como a direção de fotografia, a montagem, a escrita de argumento e, claro, a realização, entre outros.

Com o lançamento desta nova licenciatura será reestruturada a Licenciatura em Som e Imagem, que até agora incluia uma componente de cinema, passando esta daqui em diante a focar-se nas áreas da produção audiovisual, new media art, animação e som e música.

De recordar ainda que no próximo ano letivo a Escola das Artes vai contar com mais duas novas ofertas formativas, a Pós-Graduação em Curadoria e a Pós-Graduação em Estudo e Documentação em Arte Contemporânea.

Podes saber mais sobre a nova licenciatura em cinema através do seguinte linkPara mais esclarecimentos, podes ainda contactar os professores Pedro Alves e Daniel Ribas.