Investigadores do CITAR estudam escultura de D. Afonso Henriques, da autoria de Soares dos Reis

 
Um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes- CITAR encontra-se a estudar a escultura de D. Afonso Henriques, da autoria de Soares dos Reis, localizada em Guimarães, junto ao Paço dos Duques de Bragança.
 
Neste contexto, durante o mês de janeiro, serão realizados diversos exames com a aplicação de técnicas não invasivas, com vista a determinar a composição da liga metálica e o método de fundição usado pelo escultor, bem como para avaliar o estado de conservação da obra.
 
A intervenção está a ser realizada no âmbito do projeto GEO-SR - “Abordagem multidisciplinar à alteração, alterabilidade e conservação da obra escultórica geomaterial de Soares dos Reis”, uma investigação que pretende colmatar uma lacuna profunda de conhecimento científico e tecnológico respeitante às componentes materiais, conservativas e simbólicas da escultura geomaterial europeia do século XIX, mediante o estudo de 35 esculturas da autoria de Soares dos Reis.
 
A  equipa é liderada pelo CITAR (EA-UCP) e conta com investigadores do GeoBioTec (U. Aveiro), Centro de Física (U. Minho), Construct (FEUP) e do Museu Nacional de Soares dos Reis (DGPC-MC).