Filme da Escola das Artes selecionado para o New York Portuguese Short Film Festival

BRUMA (Animação, 6:00 – Portugal, 2018) 

Depois de arrecadar os prémios de Melhor Cartaz e 3ª Melhor Curta-metragem nos Prémio Sophia Estudante, a curta-metragem "Bruma" está selecionada para o NYPSFF - New York Portuguese Short Film Festival. O filme foi realizado por Daniela Santos, Gabriel Peixoto, Mónica Correia e Sofia Cachim no contexto do mestrado em Som e Imagem - especialização em Animação e será exibido no próximo dia 22 de Maio no Tribeca Film Center em New York.

"Bruma" conta a história de Alice, uma adolescente de 13 anos, curiosa e com espírito de iniciativa, que mora com o Pai numa ilha envolta em nuvens. Após a morte do Pai, Alice isola-se e é levada numa jornada emocional, na qual confronta o seu medo da vida sem o Pai. Nesta altura, Alice descobre que o tempo não pára para nos confortar, mas que a vida pode tomar várias formas. Assim que Alice supera o seu medo, os seus horizontes abrem-se e fica a conhecer-se a si própria, estando pronta para conhecer o resto do mundo.  

 
 
BIOGRAFIA DOS REALIZADORES
Daniela Santos nasceu a 19 de Julho de 1993 em Santa Maria da Feira. Completou a sua licenciatura em Comunicação Audiovisual e Multimédia na Universidade Lusófona do Porto. Completa agora o mestrado em Som e imagem com especialização em Animação por Computador pela Universidade Católica do Porto, do qual surgiu o projeto final “Bruma”.
 
Gabriel Peixoto nasceu a 6 de dezembro de 1993 em Braga e completou a sua licenciatura em Engenharia Biomédica pela Universidade do Minho. Completa agora o Mestrado em Som e Imagem com especialização em Animação por Computador pela Universidade Católica do Porto, do qual surgiu o projeto final “Bruma”. 
 
Mónica Correia nasceu a 30 de Dezembro de 1994 na Ilha da Madeira. Completou a sua licenciatura em Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Termina agora o Mestrado em Som e Imagem, com Especialização em Animação por Computador, pela Universidade Católica do Porto, do qual surgiu o projeto final “Bruma”.
 
Sofia Cachim nasceu a 5 de Fevereiro de 1995 no Porto e completou a sua licenciatura em Som e Imagem com especialização em Vídeo pela Universidade Católica Portuguesa. Completa agora o Mestrado em Som e Imagem com especialização em Animação por Computador pela mesma Universidade, do qual surgiu o projeto final “Bruma”.
 
LISTA DE SELEÇÕES
Cinanima 2018 (Espinho)
Caminhos do Cinema Português (Coimbra)
YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão (Famalicão)
Hyperfest International Student Film Festival (Bucarest – Roménia)
ASFF As Film Festival (Roma – Itália)
Prémios Sophia Estudante (Porto) (PRÉMIO MELHOR CARTAZ e 3ª MELHOR ANIMAÇÃO)
Fantasporto (Porto) (1 Março 2019)
16.ª MIFEC – Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (Porto) (10 Abril 2019)
Festin (Lisboa) (15 Maio – 22 Maio 2019)
NYPSFF - New York Portuguese Short Film Festival (EUA) (21 e 22 de Maio)
FESTIVAL AGENDA BRASIL (MIC - Museo Interattivo del Cinema – Milão, Itália) (8 a 14 Julho 2019)