Fantasporto 2020: Filme da EA selecionado para a Competição Nacional

Stills de Alvorada

O filme Alvorada, da antiga aluna da EA Carolina Neves foi selecionado para a Competição Nacional do Fantasporto 2020, que marca este ano a sua 40ª edição. O festival decorre de 28 de fevereiro a 7 de abril no Teatro Rivoli.

O filme retrata o batismo de um rapaz nos ideais extremistas do seu irmão, afirmados através do género musical Black Metal Nacional-Socialista. A violência, a supremacia racial e a intolerância características deste movimento são representadas durante um concerto de imagética agressiva e letras hostis. Contudo, o rapaz não se identifica com a natureza do movimento e mantém o irmão na ignorância dos seus verdadeiros princípios, evitando assim a rutura fraternal.

Alvorada foi o projeto artístico de Carolina Neves no Mestrado em Som e Imagem – Especialização em Cinema*, no âmbito do qual recebeu apoio à produção do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual).

O filme integra ainda o conjunto de filmes com que a EA concorre na competição de escolas de cinema e universidades, ao lado de Dois DiasRaízesDois Dias, o projeto final da Licenciatura em Som e Imagem de Beatriz Ferreira (realização) e João Dias (direção de fotografia), reflete sobre a complexidade dos processos racionais face a uma situação familiar: o filho que perdeu uma oportunidade de trabalho, e o pai que guarda um segredo.

Raízes é da autoria de António Paula, aluno que frequenta o terceiro ano da mesma licenciatura. O filme segue um jornalista de um jornal local, que se apercebe que a sua próxima grande história abre luz sobre as suas raízes.

*Este ano a especialização em Cinema do Mestrado em Som e Imagem deu lugar ao Mestrado em Cinema da EA.