Escola das Artes é coorganizadora do Macau Winter Doctoral Seminar

 

 
Entre 21 e 23 de janeiro, decorre o Macau Winter Doctoral Seminar coorganizado pela Escola das Artes e o CITAR (Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes), com o tema “Research in Contemporary Cinema & Culture”.
 
Neste sentido, o Diretor da Escola das Artes, Nuno Crespo, é um dos keynote speakers com uma comunicação com o título “The Fiction-science of Pedro Costa”, em que se propõe a analisar os conceitos de anti-cinema, cinema sem personagens, política sem política e ficção científica na filmografia de Pedro Costa. O professor Daniel Ribas também fará uma apresentação, com o título “Hybrid Films: How Non-Fiction is Changing Contemporary Cinema”, sobre a tendência de hibridização entre os domínios da ficção e não-ficção no cinema contemporâneo.
 
O seminário pretende refletir sobre temas como Métodos de Investigação em Cinema, Análise de Semiótica Fílmica, Cinema Asiático e PósCinema, Finanças e Ficção e Cinema-Ficção/Cinema Híbrido. Esta é uma oportunidade de promover o debate intelectual entre académicos das áreas do Cinema, Estudos dos Media e Estudos Culturais da região de Macau, uma discussão que se desenvolve em torno de metodologias de investigação e tecnologias do cinema e cultura.
 
O seminário decorre na Faculdade de Indústrias Criativas da Universidade de São José, em Macau, e conta ainda com a coorganização do The Lisbon Consortium, da Universidade Católica Portuguesa.