Diretor da Escola das Artes é o curador da exposição "Haus Wittgenstein", a inaugurar no MAAT dia 6 NOV

João Maria Gusmão e Pedro Paiva
Câmara dentro de câmara, 2010
Projeção de camera obscura

 

O Diretor da Escola das Artes, Prof. Nuno Crespo, é o curador da exposição "Haus Wittgenstein", a inaugurar no MAAT (Museu Arte, Arquitetura e Tecnologia), no próximo dia 06 de novembro às 19h.

O mote desta exposição são os 90 anos da casa do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951) em Viena. Com o projeto começado em 1926 e concluído em 1928, trata-se de uma casa com uma história intensa que cruza várias áreas de conhecimento. Este cruzamento acontece não só porque Wittgenstein foi o seu arquiteto, mas também porque a história do projeto, a sua construção e habitação convocam uma série de conflitos que podem servir como possibilidade compreensiva do que é um processo criativo tanto em arte, como em arquitetura.

Esta exposição apresenta uma seleção de obras de várias instituições e artistas, incluindo um conjunto de trabalhos inéditos de artistas nacionais, que tomaram como ponto de partida a exploração da casa e as ideias deste filósofo. O resultado é um diálogo entre arte, arquitetura e filosofia nas salas da Galeria Principal.
 
 
A Escola das Artes colaborou ainda na produção da peça da artista Ana Almeida, pelo envolvimento do Centro de Conservação e Restauro, em particular pelo trabalho desenvolvido pela sua diretora, Carla Felizardo e pelo Prof. Arlindo Silva. Esta peça, intitulada "A Casa" (referência à casa de Ludwig Wittgenstein), foi realizada recorrendo à técnica de Stucco-Lustro. 
 
O Stucco-Lustro consiste na imitação de pedras naturais, em geral mármore, através da pintura (a fresco, ou a seco) sendo executada sobre reboco liso de cal e areia finíssima, ou com pó de mármore.
No final, a pintura é brunida a ferro quente e posteriormente polida, podendo levar ou não um acabamento feito com cera ou verniz adequado à imitação pretendida. Em alguns tratados esta técnica apresenta variações, onde, em alternativa ao brunir a quente, se utiliza uma talocha especial com acabamento arredondado nos cantos para dar o lustro desejado às superfícies.
 
 
 
_ _ _ 
 
HAUS WITTGENSTEIN
Curadoria: Nuno Crespo
Museu Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT)
 
07 Nov 2018 - 25 Fev 2019
11H00 - 19H00
(encerrado às terças-feiras)
 
Artistas em exposição:
Vitto Acconci, Ana de Almeida, Leonor Antunes, Art & Language, John Baldessari, Vasco Barata, Robert Barry, Mel Bochner, Pedro Cabrita Reis, Ricardo Carvalho, Nuno Cera, Gil Heitor Cortesão, Luísa Cunha, João Paulo Feliciano, Ângela Ferreira, Horácio Frutuoso, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, Sabine Hornig, Derek Jarman, Joseph Kosuth, João Louro, Luis Lázaro Matos e José Luís Quitério, Paulo Mendes e Pedro Campos Costa, Bruce Nauman, Olaf Nicolai, Gonçalo Pena, Julião Sarmento, Lawrence Weiner.