Counter-Devices of Moving Image · JSTA: Artigo da Semana #6

JSTA -  Journal of Science and Technology of the Arts, apresentou no seu último número uma edição temática especial, On Cinema,  pensada como um fórum de discussão sobre novas práticas de investigação no cinema e sobre as mudanças nas formas de o experienciar e produzir. 

Desta edição, que inaugurou também a completa revisão gráfica da paginação do Journal, bem como uma nova secção de ensaios audiovisuais editada por Carlos Natálio, começamos por destacar Counter-Devices of Moving Image: The Werner Nekes Collection, um artigo de Maria Mire, investigadora do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual.
 
Debruçando-se sobre a coleção de dispositivos ópticos de Werner Nekes para traçar uma perspetiva arqueológica da história da imagem em movimento, a investigadora vem desconstruir o mito do nascimento do cinema, numa quase geração espontânea, em finais do século XIX.
 
Mais ainda, propõe-se aqui um repensar de termos como "pré-história do cinema", abolindo as hierarquias e perspetivas evolutivas entre diferentes dispositivos, que remetem as experiências cinemáticas anteriores ao cinema para a categoria de meras prefigurações deste.
 
 
Número completo