Ben Russell · Conhece os Artistas Visitantes 2020/2021 na Escola das Artes

 
Todos os anos a Escola das Artes convida um conjunto de artistas a desenvolver projetos e a trabalhar com os alunos dos vários cursos. Neste momento, estão já confirmados alguns dos artistas que vão passar pela EA durante o ano letivo de 2020-21: Ben Russell, Filipa César, Igor Jesus, Matias Piñeiro, Pedro Tudela e Sandro Aguilar. Ao longo das próximas semanas vamos dar a conhecer mais detalhadamente cada um destes artistas.
 
Ben Russell (Massachusetts, 1976) é um artista, curador e cineasta cujo trabalho está na interseção entre etnografia e psicadelismo e que vai estar presente na EA para desenvolvimento de um projeto que culminará numa exposição. 
 
Os seus filmes e instalações surgem de um diálogo permanente com a história e semiótica da imagem documental, num reexame dos códigos e do potencial imersivo e mimético do aparato cinematográfico, que enquadra uma pesquisa de largo espectro temporal e geográfico em torno da prática ritual e dos estados alterados da consciência, e que evoca os trabalhos de autores como Jean Rouch, Maya Deren ou Michael Snow.
 
 
He Who Eats Children
(25:45, S16mm, stereo, 2016)

 


Apoios: