x

Partilhar esta página

X

Aluno de doutoramento da Escola das Artes vence Giga-Hertz Production Prizes 2017

 

O compositor Maurilio Cacciatore, aluno do doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, foi um dos vencedores do Giga-Hertz Production Prizes 2017, um dos mais relevantes prémios internacionais na área da música electrónica, instituído pelo ZKM - Center for Art and Media (Zentrum für Kunst und Medien) em Karlsruhe, na Alemanha, e o SWR Experimentalstudio, com a obra “Jardins de fabrique”, fixed media.

O ZKM - Center for Art and Media é uma instituição cultural de referência internacional, que integra dois museus, três institutos de investigação e uma biblioteca, englobando, deste modo, investigação e produção, exposições e eventos, arquivos e coleções. O Giga-Hertz Production Prizes destina-se a promover o trabalho de jovens compositores de música electrónica e acústica, incentivando o aparecimento de novos projetos. É atribuído desde 2007, em homenagem ao físico Heinrich Hertz (1857-1894), professor da Technical University of Karlsruhe, no final do século XIX, e responsável pela descoberta das ondas electromagnéticas.

Para além de Maurilio Cacciatore, o júri, constituído por Elena Ungeheuer (Professora de Música Contemporânea do Music Institute of Musical Research, University of Würzburg), Björn Gottstein (musicólogo, Diretor Artístico do Donaueschingen Music Festival), Ludger Brümmer (responsável pelo ZKM | Music and Acoustics Institute), Detlef Heusinger (Diretor Artístico do SWR Experimantalstudio) e Peter Weibel (ZKM | Karlsruhe), distinguiu, também, com o prémio especial Giga-Hertz Production Prizes o trabalho de outros três jovens artistas e compositores: Anthony Pateras, Valerio Tricoli e Hans Tutschku. Os premiados terão a oportunidade de realizar uma obra durante uma residência artística num dos estúdios do ZKM, recebendo, igualmente, um prémio monetário.

O grande prémio Giga-Hertz, foi, por nomeação do júri, atribuído a Laurie Anderson, conceituada artista experimental norte-americana.

Da lista de anteriores galardoados, destacam-se os artistas Jean-Claude Risset, Flo Meneses, Horacio Vaggione, Curtis Roads (que leccionam regularmente, desde 2007, no programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) e Emanuel Nunes.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu de 23 a 26 de novembro, em Karlsruhe, Alemanha.

 

Para mais informação:
http://www.mauriliocacciatore.com/
http://zkm.de/en

SVG Header