Workshop "Live Cinema com Quartz Composer", com Laetitia Morais

5 + 6 dezembro
11:00/13:00 + 14:00/19:00

Espaço e Equipamento

Edifício das Artes - Sala de formação 224, 2º piso, com ligação à web e 1 computador iMAC (21.5’’) por aluno, equipado com Quartz Composer, VUO e Adobe Creative Suite. Projetor móvel de vídeo para experiências fora-de-sala.

(Caso o desejem, os participantes poderão utilizar os seus próprios portáteis assim como trazer Controlador-MIDI e dispositivos de captura de imagem em movimento - webcams de preferência, câmaras fotográficas, telemóveis…)

Programa

Este workshop tem como objetivo fundamental lançar um desafio de criação sob a forma de um objeto fílmico distensível, ou expandido, capaz de se adequar à não-linearidade de um evento por meio da interação. Neste âmbito, o gesto do realizador é revelado: ele seleciona, corta e monta, improvisando publicamente a sua narrativa visual, numa relação direta e inevitável com o desiderato.
As ferramentas fundamentais do workshop serão o Quartz Composer e o Vuo, através das quais é possível produzir uma programação bastante acessível para visuais, seja ela a partir de grafismos, fotografia ou vídeo. Tratar-se-á ainda de analisar as relações da criação com parâmetros pré-definidos ou sensores, e a manipulação em tempo real por meio de teclados e controladores MIDI.
Serão também ensaiados sistemas de projeção tratando questões fundamentais sobre cablagem, hardware e formatos mais adequados.

- Definição introdutória do “Cinema Expandido” e enquadramento contextual
- Funcionalidades dos equipamentos de gravação e edição vídeo adequados à utilização em auditórios e salas de cinema ou espectáculo
- Linguagem de programação em Quartz Composer e VUO (não são necessários conhecimentos prévios em programação)
- Manipulação de Controladores MIDI e outros dispositivos para controlo de imagem
- Sistemas de projeção: cabos e formatos

Destinatários

Alunos de artes e público em geral com interesse em adquirir e aperfeiçoar conhecimentos de live-visuals que possibilitem novas acepções sobre a métrica do improviso, da performance ou do espectáculo ao vivo.

Conhecimentos básicos de informática e manipulação de imagem.

Formador

Laetitia Morais

Laetitia Morais formou-se em Artes Plásticas – Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2006). Apresentou trabalhos em diversas galerias e eventos, dos quais se salientam Galeria Faticart, Roma; General Public, Berlim; Rewire, Haia; Peacock Art Centre, Aberdeen; Elbphilharmonie, Hamburgo; Storung, Barcelona; Cynetart, Dresden; EME, Palmela; Mózg, Bydgoszcz; Galeria Fábrica Features, Lisboa; Kino Šiška, Ljubljana; Close e Experimental Intermedia Foundation, Nova Iorque.
Colaborou com vários músicos, entre os quais Vitor Joaquim, Mosaique,The Beautiful Schizophonic, Zavoloka, Tam, Evols e Sensible Soccers.
Produziu ainda cenografia para televisão e para teatro.
É docente do departamento de Artes Visuais na Escola Superior de Educação de Coimbra, desde 2008, e actualmente é doutoranda na ZHDK (Zurique) e Kunstuniversität Linz.

website: http://laetitiamorais.wordpress.com

Preço

geral: 90€ // comunidade EA/UCP: 70€

Condições especiais para alunos de Licenciatura e Mestrado da Escola das Artes

Em cada workshop, haverá sempre uma vaga disponível para um aluno de Licenciatura ou Mestrado. Os candidatos terão de se inscrever e a seleção será feita com base no mérito escolar - melhor média do ano transato.

ONLINE (aqui). No final do workshop será atribuído um certificado de presença.

Notas:
- a inscrição só se efectiva após confirmação do respectivo pagamento
- a realização do workshop está dependente da existência de um número mínimo de inscrições.

Questões pedagógicas: Vitor Joaquim - vjoaquim@porto.ucp.pt
Questões de secretariado: Margarida Dinis - mdinis@porto.ucp.pt