Workshop "Cinematografia Contemporânea", com Tony Costa

5 + 6 dezembro
11:00/13:00 + 14:00/19:00

Espaço e Equipamento

Sala de formação Estúdio de Vídeo equipado com material de iluminação, câmara de vídeo e câmara de película (35mm).

Programa

O workshop tem como objectivo fundamental abordar e consolidar conhecimentos gerais sobre as atividades que se exercem em torno da direção de fotografia em cinema. Num segundo plano, pretende funcionar como um atelier técnico em que se equacionam as práticas de câmara (película e vídeo) e iluminação.

Do modelo de cinematografia analógica ao modelo digital
- A obra cinematográfica; a arte de pintar com luz
- A simbologia da luz e a sua componente narrativa no cinema
- O uso de película, workflow: da captura à montagem
- A equipa de trabalho com uma câmara de filmar

Montagem e utilização das câmaras no contexto de rodagem
- As câmaras de filmar versus formatos digitais
- Sensitometria: como expor uma imagem analógica

A adaptação do cinema digital ao cinema
- As câmaras HDSLR

Destinatários

Amadores e profissionais ligados ao departamento de Imagem (produção audiovisual) interessados em adquirir conhecimentos sobre funções e operações de imagem associadas ao workflow em produção e técnica de fotografia em cinema.

Conhecimentos básicos de imagem e fotografia

Formador

Tony Costa
Considerado como um dos mais reputados profissionais da atividade cinematográfica em Portugal, Tony Costa desenvolve atividade regular como diretor de fotografia e operador de câmara desde 1987. Desde então participou em diversos filmes, documentários e publicidade, tanto em produções nacionais como internacionais. Recentemente tem feito algumas incursões em produção e em realização, embora se assuma essencialmente como diretor de fotografia.
Na área da formação, conta com uma larga experiência desde 2000, altura em que começou a ministrar workshops e cursos de formação intensiva. É professor na Universidade Lusófona desde 2004 onde é responsável pela cadeira de Imagem Cinematográfica.
A par das funções técnicas em cinema, Tony Costa tem uma larga experiência associativa no setor do cinema, tendo sido fundador da AIP (Associação de Imagem Portuguesa) e do CPAV (Centro Profissional do Setor Audiovisual). Foi igualmente vice-presidente da Federação Europeia dos Diretores de Fotografia IMAGO durante 4 anos.
Como editor escreve na revista Imagem Cinematográfica e nos websites aipcinema.pt e imago.org. Em 2005 publicou a monografia Métodos & Procedimentos do Assistente de Imagem.
Links associados ao formador: www.tonycosta.org   / http://www.imdb.com/name/nm1915801 / http://www.aipcinema.com

Preço

geral: 90€   //  comunidade EA/UCP: 70€

Condições especiais para alunos de Licenciatura e Mestrado da Escola das Artes

Em cada workshop, haverá sempre uma vaga disponível para um aluno de Licenciatura ou Mestrado. Os candidatos terão de se inscrever e a seleção será feita com base no mérito escolar - melhor média do ano transato.

ONLINE (aqui). No final do workshop será atribuído um certificado de presença.

Notas:
- a inscrição só se efectiva após confirmação do respectivo pagamento
- a realização do workshop está dependente da existência de um número mínimo de inscrições.

Questões pedagógicas: Vitor Joaquim - vjoaquim@porto.ucp.pt
Questões de secretariado: Margarida Dinis - mdinis@porto.ucp.pt

workshop realizado com o apoio de

Escola das Artes