Técnicas de Desconfinamento · Ciclo de Cinema e Videoarte · Sessão #2

17.06.2020 17:00

17.06.2020 17:00 Técnicas de Desconfinamento · Ciclo de Cinema e Videoarte · Sessão #2 Link: http:///pt/central-eventos/tecnicas-desconfinamento-ciclo-cinema-e-videoarte-sessao-2

Técnicas de Desconfinamento
Ciclo de Cinema e Videoarte
Sessão #2 · 17 JUN · 17H · Facebook EA

Erwartung (2015) · Pedro Huet · 12 min
Sala Vazia (2015) · Afonso Mota · 20 min

Na segunda sessão do ciclo Técnicas de Desconfinamento iremos apresentar os filmes Erwartung de Pedro Huet e Sala Vazia de Afonso Mota. A sessão será seguida de uma conversa com os autores.

A sessão esteve disponível no Facebook durante 24 H e pode agora ser vista parcialmente aqui: Introdução e conversa com Pedro Huet e Afonso Mota, Erwartung, Teaser do Sala Vazia,
[Sinopses dos filmes e notas biográficas abaixo]

Sinopses

Erwartung (2015) · Pedro Huet · 12 min
"I am waiting for an arrival, a return, a promised sign. This can be futile, or immensely pathetic: in Erwartung (Waiting), a woman waits for her lover, at night, in the forest;; I am waiting for no more than a telephone call, but the anxiety is the same. Everything is solemn: I have no sense of proportions." (Roland Barthes in A Lover's Discourse)

In a undefined time, someone waits and prepares its time to attack between the expectation and the fear of a near future.

With - Sara Graça and Pedro Huet
Sound - João Polido Gomes
Sound Assistant - Nuno Loureiro
Music - Jerry Lee
Production - Pedro Huet and Sara Graça
Thanks - Nuno Castro

Sala Vazia (2015) · Afonso Mota · 20 min
João e Helena vivem parte da sua relação num mundo virtual. eles comunicam através de imagens e ligações que os seduzem e cuja atmosfera pretendem incorporar em si próprios. Uma noite, antes de uma festa, João entra no facebook de Helena.

com João Polido Gomes, Helena Estrela, Marco Mendonça & João Pontes
realizado por Afonso Mota
produzido por João Eça & Joana Reis
co-produzido pela Escola Superior de Teatro e Cinema
direcção de fotografia por Afonso Gaudêncio
direcção de Som, montagem e mistura por Rafael Gonçalves Cardoso
montagem por Margarida Meneses & Afonso Mota

Notas Biográficas

Pedro Huet
Pedro Huet éartista plástico e vive no Porto, Portugal. Estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto, na Academia de Belas Artes de Viena e têm um mestrado pela LUCA School of Arts – Brussels. O seu trabalho centra-se na imagem em movimento, imagem digital, fotografia e nos ambientes imersivos das suas exposições. Expõe desde 2014. Foi co-fundador do Nartece, espaço independente dedicado às artes visuais e é membro do Sismógrafo.

Afonso Mota
As duas curtas metragens realizadas em contexto académico, Sala Vazia e O Sul, marcaram presença nas competições escolares e nacionais dos festivais curtas Vila do conde e indieLisboa, respectivamente. Seguiram-se três projectos de cariz experimental e artistico, Dente de Crocodilo (convite para o website a Pala de Walsh), Aos Nossos Amigos, uma média-metragem documental cuja experiência de exibição reflectia a própria natureza familiar do filme e, por último, Volúpia das Cinzas, filme-concerto que marca o fim da residência de Gabriel Ferrandini na Galeria Zé dos bois, onde o projecto é exibido no final de 2017. No ano seguinte, começa a preparar a sua primeira curta de ficção fora da faculdade, Poder Fantasma, que, em 2019, vence a competição Nacional do indieLisboa (Prémio Novo talento FscH). Em 2020 encontra-se a terminar uma nova curta-metragem escrita em conjunto com Lourenço Crespo, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.