Spring Seminar 2020 · Revolution & Cinema

15.10.2020 10:00 — 16.10.2020 19:00

15.10.2020 10:00 16.10.2020 19:00 Spring Seminar 2020 · Revolution & Cinema Link: http:///pt/central-eventos/spring-seminar-2020-revolution-cinema-0

O Spring Seminar deste ano, inicialmente programado para Maio, decorre excecionalmente no Outono, via Zoom. Os artistas e oradores já confirmados mantém-se: Ângela Ferreira, Ros Gray, Maria do Carmo Piçarra, Isabel Capeloa Gil, June Givanni e Billy Woodberry. O restante programa será divulgado em breve. Inscrição gratuita.

FOLLOW THE SEMINAR HERE:
DAY ONE · DAY TWO

Spring Seminar 2020
Revolution & Cinema
15-16 outubro 2020

Oradores e artistas confirmados:

Ângela Ferreira
Ros Gray
Maria do Carmo Piçarra
Isabel Capeloa Gil
Billy Woodberry

Os campos do cinema e das artes visuais contemporâneas têm-se posicionado, nos últimos anos, a partir da perspetiva de recuperação de uma memória histórica dos povos colonizados. Esta recuperação tem sido feita quer pela utilização de imagens, quer pela recuperação dos filmes produzidos por cineastas e artistas nativos (recuperados dos arquivos), permitindo a desocultação de um imaginário próprio, muito construído a partir das revoluções operadas depois da saída dos países ocidentais

A própria academia tem produzido uma série de livros e textos que pretendem documentar e pensar estes arquivos, assim como estes cinemas e objetos artísticos nacionais, dando-lhes um lugar de visibilidade, contrariando cânones estabelecidos do cinema e a sua mundividência ocidental. No Spring Seminar, será lançado o livro Cinemas of the Mozambican Revolution, da professora Ros Gray, que traça uma história do INC (instituto de cinema de Moçambique) e do cinema feito por realizadores militantes moçambicanos.

Neste seminário, pretendemos discutir esta recuperação, quer a partir desta história silenciada de um cinema e/ou arte nacional dos povos colonizados, quer a partir de artistas e cineastas ocidentais que trabalham sobre este legado a partir de uma perspetiva pós-colonial.

15 de outubro 16 de outubro

Abertura da Conferência