Screening "The Sun Island", de Thomas Elsaesser

23.10.2018 17:00 — 23.10.2018 20:00
Auditório Ilídio Pinho | Campus Foz

23.10.2018 17:00 23.10.2018 20:00 Screening "The Sun Island", de Thomas Elsaesser Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/screening-sun-island-thomas-elsaesser

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

Screening

The Sun Island
Thomas Elsaesser
Doc, 89’, Alemanha, 2017

Auditório Ilídio Pinho
Terça, 23 de outubro, 18h | Entrada Livre

Sinopse
The Sun Island documenta a vida e a carreira profissional de Martin Elsaesser (1884-1957), arquiteto e urbanista em Frankfurt (Alemanha) de 1925 a 1932. A polémica aquisição do Frankfurt Central Marketpelo Banco Central Europeu é um pretexto maior para tecer a história turbulenta do prédio na biografia de Martin Elsaesser, a ligação da sua esposa Liesel com o notável arquiteto paisagista Leberecht Migge (1881-1935) e a própria história de família do realizador. Os filmes baseiam-se numa coleção exclusiva de home movies, fotografias e cartas, bem como entrevistas contemporâneas para documentar e dramatizar um episódio de mudança de vida nas histórias familiares de dois arquitetos pioneiros alemães esquecidos: um designer de igrejas e mercados, o outro inventor da jardinagem urbana e cidades sustentáveis durante os anos cruciais entre a República de Weimar e a Segunda Guerra Mundial.

Nota biográfica

Thomas Elsaesser é professor emérito no departamento de Media e Cultura da Universidade de Amesterdão. Entre 2006 e 2012, foi professor convidado em Yale e é, desde 2013, professor convidado na Universidade de Columbia. Entre os seus livros mais recentes contam-se “German Cinema – Terror and Trauma: Cultural Memory Since 1945” (New York: Routledge, 2013), “Film Theory – An Introduction through the Senses” (com Malte Hagener, 2ª edição revista, New York: Routledge, 2015), e “Film History as Media Archaeology” (Amsterdam University Press, 2016). Está atualmente a finalizar um livro intitulado “European Cinema and Continental Thought” (London: Bloomsbury, 2018).

Dia 24 Out > Aula Aberta c/ Thomas Elsaesser

Cinema After Film, or The Future of Obsolence