A Universidade Católica Portuguesa no Porto informa que decidiu cancelar todos os eventos públicos ou eventos de massas, até indicação em contrário.
29.02.2020 10:00 — 29.02.2020 17:00
Edifício das Artes / Arts Building

29.02.2020 10:00 29.02.2020 17:00 Investigação em Música Computacional · Masterclass com Rui Penha e Henrique Portovedo Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/investigacao-musica-computacional-masterclass-com-rui-penha-e-henrique-portovedo

Investigação em Música Computacional · Masterclass com Rui Penha e Henrique Portovedo
Sala -118
29 FEV · 10H00-17h00

Nesta masterclass colaborativa, o compositor Rui Penha e o saxofonista Henrique Portovedo apresentarão os seus trabalhos mais recentes na área da composição e performance de música eletroacústica. Combinando um workshop de composição interativa com um concerto/performance didático, conduzirão o público por um estado da arte da prática musical contemporânea, com enfoque no cruzamento entre investigação científica e artística.

Organizadores: José Alberto Gomes, André Perrotta (EA-UCP)

---

Rui Penha (Porto, 1981) é compositor, artista intermédia e performer de música electroacústica. É Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro. A sua música foi tocada e gravada por músicos como Arditti Quartet, Peter Evans, Remix Ensemble ou Orquestra Gulbenkian. Foi fundador e curador da Digitópia, tem um grande interesse pela relação entre música e tecnologia. A sua produção recente inclui interfaces para expressão musical, software para espacialização sonora, instalações interactivas, robôs musicais, autómatos improvisadores e software educativo. Nos últimos anos, tem-se debruçado sobre o papel da criação artística em contexto académico. Leccionou em diversas instituições de ensino superior e é actualmente Professor na FEUP e Investigador Sénior no INESC TEC.

Henrique Portovedo Henrique Portovedo encontra o seu lugar na música contemporânea trabalhando com compositores como R. Barret, P. Ferreira Lopes, C. Barlow, C. Roads, P. Ablinger, P. Niblock, M. Edwards, I. Silva, S. Carvalho, L. Carvalho, R. Ribeiro, M. Azguime, entre muitos outros. Estreou mais de 40 obras a si dedicadas. Apresentou-se a solo com inúmeras orquestras e ensembles. Co-fundador de Quadquartet e Director Artístico do Aveiro SaxFest, tem o seu trabalho editado por diversos selos discográficos: Naxos, Universal, PadRecords, R’RootsProductions, etc. É membro do ArtClang Ensemble juntamente com Ricardo Ribeiro, Nuno Aroso, Filipe Quaresma e João Barradas. Enquanto investigador na área da Ciência e Tecnologia das Artes no CITAR – Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, foram-lhe atribuídos financiamentos de investigação pela FCT e pela Fulbright.