Escola das Artes em direto #13 · Typography and the Palpable Text

14.05.2020 17:00

14.05.2020 17:00 Escola das Artes em direto #13 · Typography and the Palpable Text Link: http:///pt/central-eventos/escola-das-artes-direto-13-typography-and-palpable-text

Escola das Artes em direto #13 · Typography and the Palpable Text
Com Diogo Tudela e Joana Machado
14 MAI · 17H

+ Sessões.

Para lá, ou mesmo antes, da letra propriamente dita, a tipografia define uma série de protocolos, métodos e preocupações desenhados de forma a tornar palpável o texto. Como disciplina primordial pertencente a uma crescente variedade de formas dedicadas à compreensão da palavra escrita, a tipografia funciona dentro de um paradoxo específico, onde as arestas vivas dos seus objetos parecem abraçar o conteúdo que lhes dá o ser. A tipografia destaca-se assim como um conjunto enganador de operações que não pertencem ao mundo do texto, mas que permitem sua existência enquanto tal. Esta conversa vai tentar explorar essas narrativas dinâmicas que os detalhes tipográficos incorporam.

Beyond, or before, the actual letter, typography defines a series of protocols, methods and preoccupations designed to render text palpable. As the paramount discipline belonging to a growing array of forms dedicated to the realization of the written word, typography works within a specific paradox, where the sharp edges of its objects seem to embrace the volatile content that brings them into being. In that, typography stands as a rogue set of operations that do not belong to the world of text, but that allow its existence as such. Our lecture will try to explore these dynamic narratives embedded in typographic details.