CITAR Lectures #3 · Cinema, receção e educação

05.05.2020 17:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

05.05.2020 17:00 CITAR Lectures #3 · Cinema, receção e educação Link: http:///pt/central-eventos/citar-lectures-3-cinema-rececao-e-educacao

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

© Photo by Erik Witsoe on Unsplash

CITAR Lectures #3 · Cinema, receção e educação
Com Pedro Alves
05 MAI · 17H

A relevância do cinema desdobra-se por vários âmbitos da vida humana: ao mesmo tempo que problematiza questões de índole social, cultural ou política, apresenta-se também como experiência que convoca subjetividades e idiossincrasias. Através dos filmes, alinhamos na provocação de um diálogo ou contraste entre nós e o Outro, entre nós e o real, passíveis de gerar diferentes formas de impacto e aprendizagem. Nesta nova sessão do CITAR Lectures, exploraremos distintos caminhos e processos que nos conduzem da implicação não-formal do espectador cinematográfico a distintos modelos e modos de pedagogia formal em torno da teoria, análise ou prática fílmica.

 

Referências:

  • Alves, P. (2015). La ficción ‘realizada’: implicaciones y transferencias en la pragmática del cine narrativo. Madrid: Universidad Complutense de Madrid [tese de doutoramento]. Disponível em: https://eprints.ucm.es/34408/
  • Alves, P.; Pereira, A.S. (2020). ‘Short film production in educational contexts: Exploring the methodology of the Olhar pela Lente project in Portugal’. Film Education Journal, 3 (1), 13–31. DOI https://doi.org/10.18546/FEJ.03.1.02 (brevemente, Junho 2020)
  • Bergala, A. (2007). La Hipótesis del Cine: pequeño tratado sobre la transmisión del cine en la escuela y fuera de ella. Barcelona: Laertes, S.A. de Ediciones.
  • BFI (British Film Institute) (2015). A Framework for Film Education. London: British Film Institute. Online. https://tinyurl.com/yex2qy3v (accessed 13.02.2020).
  • Doelker, C. (1982). La Realidad Manipulada. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, S.A. (texto original: 1979).
  • Elsaesser, T.; Hagener, M. (2010). Film theory: an introduction through the senses. New York: Routledge.
  • García García, F.; Rajas, M. (2011). El relato: una aproximación interdisciplinar. In García García, F.; Rajas, M. (eds). Narrativas audiovisuales. Vol. 1: el relato. Madrid: ICONO14, pp. 9-12.
  • Goodman, N. (1995). Modos de fazer mundos. Porto: Edições ASA (texto original: 1978).
  • Jauss, H. R. (1982). Towards an Aesthetic of Reception. Reino Unido: The Harvest Press.
  • Lipovetsky, G.; Serroy, J. (2009). La pantalla global: cultura mediática y cine en la era hipermoderna. Barcelona: Editorial Anagrama (texto original: 2007).
  • Mitry, J. (2002). Estética y psicología del cine. 1. Las estructuras. Madrid: Siglo XXI (texto original: 1963).
  • Oatley, K. (2002). Emotions and the Story Worlds of Fiction. In Green, M.C.; Strange, J.J.; Brock, T.C. (eds.). Narrative Impact: Social and Cognitive Foundations. Mahwah: Lawrence Erlbaum.
  • Plantinga, C. (2009). Moving viewers: American film and the spectator’s experience. Berkeley: University of California Press.
  • Rancière, J. (2010). O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro (texto original: 2008).
  • Sorlin, P. (1985). Sociología del cine. La apertura para la historia de mañana. México DF: Fondo de Cultura Económica (texto original: 1977).
  • Tubau, D. (2015). El espectador es el protagonista. Barcelona: Alba Editorial.