10.10.2019 09:00 — 12.10.2019 20:00
Campus Foz

10.10.2019 09:00 12.10.2019 20:00 CALL FOR PAPERS • 3rd International Conference on Green Conservation of Cultural Heritage Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/call-papers-3rd-international-conference-green-conservation-cultural-heritage

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz

CALL FOR PAPERS / CHAMADA DE TRABALHOS

10,11 e 12 de outubro de 2019
3rd International Conference on Green Conservation of Cultural Heritage
10,11 & 12 october 2019

Esta será a 3ª Conferência Internacional que se realizará pela primeira vez fora de Itália, sendo que em 2015 se realizou um Workshop Internacional em Roma  e a 2ª Conferência ocorreu em 2017 em Palermo na Sicília .
Durante o ano de 2018 será criada a secção portuguesa da YOCOCU em Portugal na qual participam estudantes de mestrado(indústrias criativas e Conservação e restauro) e doutoramento da escola das artes da UCP (Estudos de Património e Conservação e Restauro).

A “Conservação Verde” constitui o primeiro fórum internacional de discussão e pesquisa interdisciplinar direcionado para soluções mais ecológicas e sustentáveis na conservação da herança cultural (Roma em 2014, 120 participantes oriundos de 15 países; Palermo em 2017 com 156 participantes  de 24 países)
A toxicidade dos solventes, as misturas de químicos e de biocidas podem ser muito perigosas para os conservadores-restauradores que com elas lidam diretamente, frequentemente em ambientes pouco ventilado. Portanto, aplicações biotecnológicas, os nano-materiais são uma solução alternativa para uma prática de conservação mais sustentável. Além disso, o descarte de resíduos químicos pode representar uma ameaça tanto para o ambiente como para os operadores e mesmo para todos aqueles não diretamente envolvidos com estes procedimentos.
A conservação sustentável do património cultural está intrinsecamente ligada tanto à vertente ambiental como à vertente socioeconómica do território e ao desenvolvimento do turismo.
A conferência visa promover uma análise consciente dos aspetos ecológicos, económicos e sociais da prática da conservação. Serão apresentados casos de estudo internacionais que evidenciem uma visão interessante sobre novas tecnologias, metodologias e produtos incentivando a troca de conhecimento.
Serão ainda debatidos princípios sustentáveis para a implementação de práticas de conservação mais confiáveis e conscientes em sessões específicas no sentido de se favorecer um intercâmbio multidisciplinar de ideias e conhecimento sobre intervenção em bens culturais a diversas escalas.
Serão desenvolvidas novas diretrizes com vista a desenvolver práticas sustentáveis de conservação do património cultural bem como a consolidar a consciencialização para os seguintes tópicos:
Biotecnologia e produtos biológicos;
Nanomateriais para uma conservação amiga do ambiente
Viabilidade de novos produtos e de metodologias inovadoras
Aplicação de soluções verdes na conservação do património: casos de sucesso e de insucesso.
Conservação sustentável

Âmbito e objetivos da organização YOCOCU:

A atuação no campo do património cultural engloba atividades especializadas de estudo, inventário, conservação, restauro, gestão entre outras que resultam da combinação da investigação aplicada, da prática profissional e da experiência e conhecimento acumulados, já que a herança cultural constitui um recurso finito e insubstituível.
A YOCOCU nascida em 2008 visa promover um trabalho colaborativo entre a geração dos investigadores e profissionais seniores e mais jovens no sentido de promover
Novas formas de conservação e valorização da herança cultural;
Fornecer às gerações mais jovens ferramentas e a oportunidade para contribuírem para o desenvolvimento deste setor.
Criar novas abordagens metodológicas e científicas que tenham maior impacto social junto das comunidades detentoras do património cultural.
Fortalecer a divulgação do conhecimento e da investigação sobre Património Cultural e sua conservação em rede.
Visa-se sobretudo a criação de novas formas de conhecimento e de novas oportunidades num ambiente multidisciplinar que congrega investigadores, profissionais, estudantes e transversalmente diversos parceiros sociais
A YOCOCU organiza uma conferência anual, que nos anos pares é dedicada a temas relacionados com o património Cultural e nos anos ímpares à Conservação Verde.

WEBSITE > AQUI