Aula aberta · Enrico Masi · Fronteiras e Identidade

22.10.2019 18:00
Auditório Ilídio Pinho

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

22.10.2019 18:00 Aula aberta · Enrico Masi · Fronteiras e Identidade Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/aula-aberta-enrico-masi-fronteiras-e-identidade

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho
 
 
Aula aberta
Enrico Masi ·  Fronteiras e Identidade
22 OUT · 18H
Auditório Ilídio Pinho
 
Exibição do filme seguida de conversa
Shelter – Farewell to Eden · 81’ · Itália/França
 
Shelter é a história de Pepsi, militante transsexual. Forçada pela descriminação sexual a abandonar primeiro as Filipinas, e depois a Líbia, onde trabalhou durante dez anos, juntou-se ao fluxo de refugiados. À procura do reconhecimento de um direito fundamental, vive entre Itália, onde está registada, e França, onde procura trabalho. 
 
No seu percurso como realizador, Enrico Masi tem investigado a paisagem da pós-modernidade. Central na sua pesquisa, o conceito de Mega Evento define acontecimentos que transformam completamente os tecidos sociais e urbanos. Em Shelter, Enrico Masi descobriu nas migrações do século XXI os eventos mais impactantes para as sociedades globais. 
 
Nesta aula aberta, a projeção de Shelter serve de ponto de partida para discutir o papel das fronteiras e da identidade face a formas de poder que tendem a impor a imobilidade social.