Aula Aberta com Thomas Elsaesser

24.10.2018 17:00 — 24.10.2018 20:00
Auditório Ilídio Pinho | Campus Foz

24.10.2018 17:00 24.10.2018 20:00 Aula Aberta com Thomas Elsaesser Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/aula-aberta-com-thomas-elsaesser

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

A Escola das Artes irá receber um dos mais eminentes investigadores dos estudos de cinema, Thomas Elsaesser, que irá apresentar, para além de um filme da sua autoria, uma Aula Aberta sobre o futuro do cinema e as novas formas de exibição.

Auditório Ilídio Pinho
Quarta, 24 de outubro, 18h | Entrada Livre

Aula Aberta | com Thomas Elsaesser
Cinema After Film, or The Future of Obsolescence

Nesta Aula Aberta Thomas Elsaesser examinará o papel cada vez mais estratégico desempenhado pelos espaços de arte na preservação e na promoção de uma certa ideia de “cinema”. Os museus e as galerias de arte têm que reivindicar ser os guardiões do cinema como memória cultural e os patronos de “instalações com imagens em movimento”, relativamente à acessibilidade imediata e uma disponibilidade cada vez mais onipresente da herança fílmica. As novas alianças entre cineastas, curadores e grandes instituições favoreceram as perspectivas arqueológico-mediáticas sobre o “cinema após o filme”, que dão à obsolescência o seu status especial, como um gesto de recuperação e resistência. A aula será ilustrada com exemplos retirados do campo emergente dos artistas que produzem cinema.

Nota biográfica
Thomas Elsaesser é professor emérito no departamento de Media e Cultura da Universidade de Amesterdão. Entre 2006 e 2012, foi professor convidado em Yale e é, desde 2013, professor convidado na Universidade de Columbia. Entre os seus livros mais recentes contam-se “German Cinema – Terror and Trauma: Cultural Memory Since 1945” (New York: Routledge, 2013), “Film Theory – An Introduction through the Senses” (com Malte Hagener, 2ª edição revista, New York: Routledge, 2015), e “Film History as Media Archaeology” (Amsterdam University Press, 2016). Está atualmente a finalizar um livro intitulado “European Cinema and Continental Thought” (London: Bloomsbury, 2018).