Arte & Ecologia | Cinema e Comunidade · Leonor Teles

02.05.2019 18:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

02.05.2019 18:00 Arte & Ecologia | Cinema e Comunidade · Leonor Teles Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/arte-ecologia-cinema-e-comunidade-leonor-teles

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto
Arte & Ecologia
Aulas Abertas
Auditório Ilídio Pinho · 18H
 
 
Terra Franca (2018), Leonor Teles
 
 
2 MAI | Cinema e Comunidade
Leonor Teles (cineasta)
 
O programa Arte & Ecologia regressa com Leonor Teles, numa sessão dedicada ao “Cinema e Comunidade”. A realizadora irá apresentar Terra Franca (2018), filme a partir do qual se discutirá o papel do cinema na representação e construção de comunidades. Filmando na sua terra (Vila Franca de Xira) e de forma franca, a realizadora parte do conhecimento da figura de Albertino Lobo, pescador e pai de uma amiga sua, para mergulhar durante um ano na sua vida de pescador e de pai de família. Nesta investigação, que se faz pela intimidade e pela partilha de uma realidade tão privada, Leonor Teles consegue construir um cinema generoso e de partilha. Desta forma, a proposta desta aula aberta é a de pensar o cinema como forma de uma comunidade alargada, de um prolongamento dos contadores de histórias do (nosso) real.
 
Leonor Teles nasceu em 1992 em Vila Franca de Xira, Portugal. A sua família tem raízes na comunidade cigana local. Licenciou-se em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema e completou um mestrado em Arte Audiovisual e Multimédia. Enquanto estudante o seu filme "Rhoma Acans" (2012) ganhou prémios numa série de festivais como Clermont-Ferrand, Munique e IndieLisboa. A sua curta-metragem "Balada de um Batráquio" (2016) entrou na Competição Oficial do 66º Festival Internacional de Cinema de Berlim e ganhou o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem. "Terra Franca” estreou em 2018 no festival Cinema du Réel, em Paris, onde recebeu o "Prix International de la Scam”, tendo ainda sido selecionado para o Doclisboa e no Porto/Post/Doc.
 
 
 
_ _ _ 
 
Todo o programa "Arte & Ecologia" > AQUI