Arte & Ciência | Nuno Sousa · Uma nova forma de olhar para o cérebro

05.03.2020 18:30
Auditório Ilídio Pinho

05.03.2020 18:30 Arte & Ciência | Nuno Sousa · Uma nova forma de olhar para o cérebro Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/arte-ciencia-nuno-sousa-uma-nova-forma-olhar-para-cerebro

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

Arte & Ciência | Nuno Sousa · Uma nova forma de olhar para o cérebro
Auditório Ilídio Pinho
05 MAR · 18H30
ENTRADA LIVRE

Nesta aula o investigador Nuno Sousa vai expôr-nos uma nova visão do cérebro a partir de dados de investigação centrados no estudo do cérebro sob stress.

Usando técnicas de neuroanatomia, eletrofisiologia, optogénetica e neuroimagem, as investigações em que está envolvido foram conseguindo caracterizar as alterações no córtex cerebral desencadeadas pela resposta ao stress e entender os mecanismos que estão na base de alteração do comportamento na fisiopatologia de doenças relacionadas com a exposição a stress.

NUNO SOUSA
Nuno Sousa é Professor Catedrático na Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM). É atualmente o Presidente da Escola de Medicina da UM. Médico, Neuro Radiologista. É Diretor do Centro Clínico Académico - Braga (2CA) no Hospital de Braga e do Centro de Medicina Digital P5, na UM. É investigador do Domínio de Neurociências no Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da UM. Publicou mais de 450 de artigos em revistas internacionais, tendo um fator H de 70, com mais de 20000 citações. Supervisionou dezenas de alunos de Doutoramento e Mestrado. Recebeu vários prémios, incluindo a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde em 2011. É membro de várias comissões de educação médica (NBME, EuroBMA), saúde e de investigação nacionais e internacionais. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e Presidente do Conselho Científicodas Ciências da Vida e da Saúde da FCT. É membro do Conselho Executivo da Fundação Bial.