Arte & Ciência | Joël Vacheron · Algorithmic Creolization (EVENTO ADIADO)

30.04.2020 18:30
Auditório Ilídio Pinho | Edifício das Artes / Arts Building

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

30.04.2020 18:30 Arte & Ciência | Joël Vacheron · Algorithmic Creolization (EVENTO ADIADO) Link: http:///pt/central-eventos/arte-ciencia-joel-vacheron-algorithmic-creolization-evento-adiado

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Auditório Ilídio Pinho

 

Arte & Ciência | Joël Vacheron · Algorithmic Creolization
Auditório Ilídio Pinho
30 ABR · 18H30
ENTRADA LIVRE
 
Esta aula aberta explorará o impacto das tecnologias digitais no campo da criação, a partir de três projetos. Em primeiro lugar, a publicação "Dadabot: An Introduction to Algorithmic Creolization" (2015), cujo objetivo era destacar o potencial criativo dos algoritmos, revelando seus aspectos únicos e subversivos, em particular, quando erros ou mau uso do programa resultam em estética não intencional. Por outro lado, essas questões foram objeto de dois outros projetos de investigação iniciados na École Cantonale d'Art de Lausanne: "Digital Strategies for Genre-Defining Magazines" (2015), focado no impacto das novas ferramentas de publicação no campo do design gráfico e em como as competências tradicionais podem ser "traduzidas" para o mundo digital e "Augmented Photography" (2017), onde se explorou o novo potencial criativo oferecido pelo software de pós-produção na prática fotográfica.  
 
 
 
---
 
 
JOËL VACHERON
Joël Vacheron (Suíça, 1981) é professor e investigador sénior na École Cantonale d'Art de Lausanne onde ensina estudos visuais e de média. O seu foco principal de investigação está no impacto na produção artística dos sistemas automatizados e baseados em software.  Como jornalista e escritor freelancer colabora regularmente em diversos projetos editoriais nos campos da música, design e fotografia.