Arca D'Água (2009) + Píton (2011)

23.10.2019 18:00

23.10.2019 18:00 Arca D'Água (2009) + Píton (2011) Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/arca-dagua-2009-piton-2011

Stills de Arca D'Água (2009) · André Gil Mata

23 OUT · 18h · Auditório Ilídio Pinho
Arca D'Água (2009) de André Gil Mata
Píton (2011) de André Guiomar

Arca D'Água
Num lago rodeado de edifícios, um homem constrói um barco.
O sonho de uma viagem impossível, na livre procura das memórias de um passado eterno. Uma reflexão sobre o efeito da metamorfose do tempo e do espaço na vida de um homem e na sua feliz morte.

André Gil Mata (S. João da Madeira, 1978) estudou matemática e trabalhou em fotografia e em teatro. Foi curador de 2001 a 2008 no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.
Fundou o Laboratório de Fotografia e Cinema Átomo47 e a produtora de cinema “Bando à Parte”. Em 2010, foi selecionado para o Berlinale Talent Campus no Festival de Berlim. “Arca d’Água”, o seu primeiro filme como realizador, ganhou vários prémios e foi exibido em diversos festivais internacionais.

Stills de Píton (2011) · André Guiomar

Píton
No Boxe, a dualidade entre a violência de um confronto humano e um movimento corporal em perfeita sintonia com a mente, faz com que um combate pareça uma coreografia de dança. Neste documentário sobre a boxer Juliana Rocha, conhecida como Pitão, filmado a preto e branco, pretende-se demonstrar a perspectiva de um desporto conhecido como violento mas praticado por uma pugilista feminina.

André Guiomar (Porto, 1988) licenciou-se em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa e concluiu o mestrado em Cinema e Audiovisual na mesma Universidade em 2012. Trabalhou em projetos Audiovisuais e Video Mapping na Cimbalino Filmes. Trabalha principalmente em direção de fotografia mas também é realizador. Realizou a curta documental Piton e foi diretor de fotografia da mesma.

Ciclo de Cinema
Porto, Periferia

A partir de uma proposta da Escola das Artes no âmbito da exposição GUIDO GUIDI / CAÇADOR DE SOMBRAS, o Cineclube EA apresenta o ciclo "Porto, Periferia", que se estenderá por 3 sessões, contando com a presença dos diversos autores.

Organização: Associação de Estudantes da Escola das Artes

Guido Guidi · Caçador de Sombras: Viagem aos limites do Porto

Apoios
Câmara Municipal do Porto (Programa de Apoio à Criação Artística CRIATÓRIO)
EAUM

Agradecimentos
Paulo Catrica, Matilde Seabra, Álvaro Domingues, Alexandre Inglês, Pedro Bandeira, José Aurélio, Marta Guidi, Mariano Sartore, Victor Guedes, Carlos Lobo, The Worst Tour of Porto.