31 OUT | Ed Hooks: Acting for Animators

26.10.2018 12:00 — 01.11.2018 12:00

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

26.10.2018 12:00 01.11.2018 12:00 31 OUT | Ed Hooks: Acting for Animators Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/31-out-ed-hooks-acting-animators

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

 
31 Outubro 
> Sessão #5: Ciclo Cinema Animação
Ed Hooks: Acting for Animators 
 
+ conversa: Ed Hooks e Ricardo Megre 
 
17:30 | Auditório Ilídio Pinho
 
 
Animação e Representação são duas formas de arte diferentes com princípios sobrepostos. Nesta masterclass orientada por Ed Hooks poderemos apreender os princípios essenciais da teoria da representação mais formal, e como aplicar esses princípios à animação, em vez da representação para teatro ou cinema. Esta atividade envolve uma palestra-discussão e análise de excertos de live action e filmes de animação, e existirá um pouco de improvisação para ilustrar alguns princípios.
 
Segue-se uma conversa entre Ed Hooks e Ricardo Megre onde se aprofundarão os seguintes tópicos:
 
> O que é representar?
> O que significa para uma personagem “interpretar uma ação em busca de um objetivo enquanto supera um obstáculo”?
> Como evocar a empatia no público?
> Comédia vs. Drama
> Heróis e Vilões
> Centros de energia das personagens e transições de status
> Algumas considerações de representação específicas para videojogos
> Princípios de uma narrativa forte;
> Representar não tem quase nada a ver com palavras: representar é agir.
 
(esta atividade será falada em Inglês)
 
Notas biográficas:
 
Ed Hooks é um pioneiro na Formação de Atores através de uma metodologia adaptada especificamente para animadores, em vez de atores de teatro ou cinema. Residindo atualmente em Lisboa, foi durante quase 30 anos ator profissional, tendo realizado os seus estudos em Nova Iorque e trabalhado como ator em diversos modelos. Antes de começar a ensinar animadores, em 1996, as suas aulas de formação profissional de atores foram respeitadas por toda a indústria, e Ed Hooks tinha estúdios em Los Angeles e San Francisco. Em 2001, a primeira edição de “Acting for animators” foi publicada e imediatamente adotada por animadores em todo o mundo, estando este livro agora disponível na sua 4ª edição (Routledge, Londres). Ed Hooks trabalhou para a maioria dos grandes estúdios de animação e empresas de videojogos, incluindo Disney Animation, Sony, Valve Software, Ubisoft, Electronic Arts, CD Projekt Red, Guerrilla Games e a Blizzard. É frequentemente convidado como orador principal em diversos eventos de animação, onde se destacam a SIGGRAPH, GDC e FMX em Stuttgart, Alemanha,  Lecionou igualmente em importantes escolas de animação, incluindo o Instituto de Animação na Filmakademie Baden-Wurtemburg; Workshop de Animação em Viborg, na Dinamarca; e o Ringling College of Art, na Flórida.  O seu livro mais recente "Craft Notes for Animators: A Perspective on a 21st Century Career " foi igualmente publicado pela Routledge. 
 
Ricardo Megre formou-se em 2007 no mestrado em Som e Imagem, com especialização em Animação por Computador, na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. No mesmo ano seguiu rumo a Nova Iorque onde continuou os seus estudos em Animação 3D e Efeitos Visuais na New York Film Academy, e em Cinematografia na School of Visual Arts.Começou a trabalhar como professor assistente na New York Film Academy, em paralelo ao trabalho que foi desenvolvendo como especialista em iluminação 3D para cinema e publicidade.
Em 2010 ajudou a fundar o estúdio Loopa no Porto, onde foi diretor técnico e diretor de animação.
Desde 2009 leciona como docente assistente convidado na Escola das Artes, no mestrado com especialização em Animação por Computador, e na licenciatura em Som e Imagem. Desde 2017 leciona também na Faculdade de Belas Artes do Porto, na licenciatura em Artes Plásticas.
Para além do trabalho como consultor criativo para cinema de animação, é atualmente aluno de doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes na Universidade Católica, onde investiga o realismo na criação de personagens digitais, no contexto da Animação 3D e Motion Capture.
 
Todo o programa CICLO CINEMA ANIMAÇÃO AQUI