3 OUT | Cinanima: Filmes Premiados de 2017

03.10.2018 13:10 — 04.10.2018 11:00
Auditório Ilídio Pinho | Campus Foz

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

03.10.2018 13:10 04.10.2018 11:00 3 OUT | Cinanima: Filmes Premiados de 2017 Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/3-out-cinanima-filmes-premiados-2017

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

 

03 Outubro 
> Sessão #1 Ciclo Cinema Animação
Cinanima: Filmes Premiados de 2017 
 
+ conversa: Cristina Novo Teixeira (Cinanima) e Sahra Kunz (EA) 
moderação: Vasco Trabulo (AE) 
 
17:30 | Auditório Ilídio Pinho
Parceria: Cinanima
 
O CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho é o festival de cinema de animação mais antigo de Portugal e um dos três festivais de cinema de animação mais antigos do mundo. O CINANIMA é mais que um festival, e dura o ano inteiro, levando o cinema de animação de autor a 30 000 crianças, jovens e adultos. Na sua 42.ª Edição, é indiscutível o prestígio do CINANIMA no panorama mundial de animação, não só porque recebe inscrição de mais de 1500 filmes provenientes de 70 países, como, também, o grande prémio do Festival atribuído à melhor curta-metragem permite o acesso à lista para os Óscares. É, também, reconhecido pela ASIFA – The International Animated Film Society.
 
Na conversa que se seguirá à exibição dos Filmes Premiados no Cinanima 2017, Cristina Novo Teixeira (Cinanima) e Sahra Kunz (EA) vão falar sobre esta atividade do festival Cinanima por mais de quarto décadas, ampliando o debate às questões da produção e difusão dos filmes de Animação no nosso país.
 
Filmes da Sessão:
 
1. Passeio Alternativo / Alternative Walk
Uma mãe fala entusiasticamente com uma amiga e nem repara quando o seu bebé sai do carrinho, passeia pelo parque e volta discretamente.
Ivan Maximov / Rússia / 05’
 
2. Se não sou não posso ser / If I am not I cannot be
25 crianças sírias e curdas são colocadas provisoriamente  no campo de refugiados de Cherso, Grécia. Duas caixas de cartão de frigoríficos vazios, lápis, tesoura, papel… Uma identidade protegida graças aos desenhos destas crianças. Um filme de animação feito com cartão e um coração.
Mario Torrecillas / Chile / 10’40’’
 
3. 39 semanas 6 dias / 39 weeks 6 days
Uma experiência artística, um diário animado e documentário pessoal que mostra retratos animados de homens e mulheres , casais e coautores, durante 40 semanas de uma gravidez.
Joanna Kozuch, Boris Sima / Eslováquia / 07’52’’
 
4. Rosa Amarela | Yellow Rose 
Uma pena leva o desejo de uma rapariga ao seu "eu" futuro.
 
Xin Li / Austrália / 03’38’’
 
 
5. Um Marido e uma Mulher. Uma História Voitan / Husband and Wife. A Voitan Story 
Uma esposa saiu para cortar o centeio, enquanto seu marido estava em casa doente. O homem perguntou se o trabalho estaria terminado em breve, e a esposa respondeu afirmativamente. O marido saiu para verificar e viu que sua esposa estava a dormir e que o trabalho estava apenas no início…
 
Mait Laas / Estónia / 04’42’’ 
 
 
6. Catherine 
Catherine adora animais de estimação! Mas acima de tudo, adora o seu gato. Em jovem, não se conseguia ligar a outras pessoas. O seu gato é a sua vida, e pouco a pouco cresce e torna-se uma velha louca por gatos…. Será que algum dia encontrará amizade, ou amor?
 
Britt Raes / Bélgica / 11’51’’
 
 
7. Oh Mãe! / Oh Mother!
Uma mãe e um filho estão sempre a trocar de posições e papéis: num momento a mãe é adulta, no seguinte o filho amadurece e toma conta de uma mãe repentinamente infantil. Esta dinâmica funciona até que o filho decide fugir das saias da mãe.
Paulina Ziolkowska / Polónia / 12’15’’  
 
8. Depois de Tudo / After All
Depois de tudo estar dito e feito… Tudo que resta são as memórias. Um homem limpa e esvazia a sua casa de infância, lembrando-se de conversas passadas.
 
Michael Cusack / Austrália / 13’22’’
 
 
9. A Abençoada Morte Acidental / The Blissful Acidental Death
Ao entrar numa loja de antiguidades, um jovem encontra um desenho intrigante, que esconde no verso uma carta de amor, escrita há 70 anos. Descobre então que o autor do desenho ainda está vivo, com 105 anos.
 
Negulici Sergiu / Roménia / 15’11’’
 
Duração Total: 01:24:31
 
Todo o programa CICLO CINEMA ANIMAÇÃO AQUI