17 OUT | Aula Aberta com David Pinho Barros • Cinema e Banda Desenhada

17.10.2018 17:30

Ao clicar aqui, o conteúdo irá ser traduzido pelo Microsoft Translator.
By clicking here, the content will be translated by Microsoft Translator.

17.10.2018 17:30 17 OUT | Aula Aberta com David Pinho Barros • Cinema e Banda Desenhada Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/17-out-aula-aberta-com-david-pinho-barros-cinema-e-banda-desenhada

Como Chegar / How to Arrive
Universidade Católica Portuguesa - Porto

 

17 Outubro 
> Sessão #3: Ciclo Cinema Animação
Cinema e Banda Desenhada | Aula Aberta com David Pinho Barros
 
17:30 | Auditório Ilídio Pinho
 
 
A História contra a mediagenia: 
as turbulentas relações intersemióticas entre banda desenhada e cinema
 
Esta conferência propõe uma história crítica das relações intersemióticas entre banda desenhada e cinema, analisadas de acordo com o conceito de “mediagenia”, criado por Philippe Marion no âmbito dos comics studies para designar a propensão de determinado conteúdo à veiculação através de um certo meio de expressão. Esta mediagenia, e a sua turbulenta história de tentativa e erro, será testada e analisada através de estudos de caso representando as diferentes categorias intermediais propostas por Irina O. Rajewsky: a combinação medial, as referências intermediais e a transposição medial. Nesta última classe, será dada particular atenção às adaptações cinematográficas d’As Aventuras de Tintim de Hergé (e respectivas novelizações), cuja propensão mediagénica, posta à prova em inúmeros filmes e séries de televisão de imagem real ou recorrendo às mais variadas formas de animação, foi alvo de intensa polémica e debate, tanto na crítica jornalística como na academia, ao longo das últimas décadas.
 
 
David Pinho Barros (Porto, 1986) é professor, investigador e programador de cinema. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto, com um período Erasmus na Université de la Sorbonne Nouvelle em Paris, e mestre em Ciências da Comunicação — Variante de Cinema e Televisão pela Universidade Nova de Lisboa, com uma dissertação sobre o cinema da Nova Vaga Japonesa orientada pelos Professores José Manuel Costa e Alexandra Curvelo. Frequenta, desde 2014, o doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos — Variante de Estudos Comparatistas na Universidade do Porto, onde desenvolve um projeto de tese intitulado Clear Line Cinema, em cotutela com a KU Leuven na Bélgica e com orientação dos Professores Joana Matos Frias e Jan Baetens. É também, atualmente, assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde leciona a cadeira de Cultura Japonesa Contemporânea. Desde 2008, tem trabalhado na programação e produção de eventos cinematográficos em Portugal, na Bélgica e no Reino Unido, e ministrado cursos de história e análise de cinema na Alliance Française, em três faculdades da Universidade do Porto, na Universidade do Minho e na Universidade Nova de Lisboa. 
 
Todo o programa CICLO CINEMA ANIMAÇÃO AQUI