15 NOV | 18h > IS THIS REAL LIFE? • Aula Aberta c/ Jorge Jácome

25.10.2018 17:55
Auditório Ilídio Pinho | Campus Foz

25.10.2018 17:55 15 NOV | 18h > IS THIS REAL LIFE? • Aula Aberta c/ Jorge Jácome Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/15-nov-18h-real-life-aula-aberta-c-jorge-jacome

Universidade Católica Portuguesa - Porto | Campus Foz | Auditório Ilídio Pinho

David After the Dentist, 2009

IS THIS REAL LIFE?
Aula Aberta c/ Jorge Jácome

15 NOV | 18h
Auditório Ilídio Pinho

Em maio de 2008, David DeVore Jr., com 7 anos de idade, foi ao dentista retirar um dente. Após a cirurgia, David, por causa da anestesia que recebeu, sentiu-se confuso com a sua própria realidade e o pai decidiu filma-lo no carro e fazer um dos videos mais virais de sempre no youtube.
A partir do video "DAVID AFTER DENTIST" (2009), Jorge Jácome vem mostrar os seus filmes mais recentes A GUEST + A HOST = A GHOST (2015), Fiesta Forever (2016) e Flores (2017), para falar sobre o cinema e a distorção da realidade, "ficção especulativa", estados de semiconsciência, sonhos e visões.

Agradecimentos: Portugal Film, Le Fresnoy

(1) Fiesta Forever, 2016 | (2) Flores, 2017 | (3) A GUEST + A HOST = A GHOST, 2015

Nota biográfica:

Jorge Jácome (n. 1988) é realizador de cinema. Formou-se na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa, na área de Realização e Montagem e, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, na Le Fesnoy – Studio National des Arts Contemporains. No seu trabalho, feito de derivas narrativas, procura investigar a relação entre utopias, melancolia, desaparecimento e desejo.
Os seus filmes já foram apresentados em vários festivais de cinema (Toronto, San Sebastian, NYFF, 25 FPS, Images, Winterthur, IndieLisboa, Curtas – Vila do Conde, Premiers Plans d’Angers, Côté Court, EMAF - Osnabrück, BIEFF, entre outros) e em contextos expositivos no Palais de Tokyo, na Maison Européenne de la Photographie e Tabakalera.
Recentemente ganhou vários prémios com o filme "Flores (o grande Prémio no 25 FPS, Punto de Vista, Hamburg International Short Film Festival, BIEFF, o prémio de "Novo Talento” no festival IndieLisboa e em Winterthur, entre outros.) com “Fiesta Forever” ganhou o prémio “Best Student Work on Screen” no Images Festival em Toronto e com o filme “A GUEST + A HOST = A GHOST recebeu o prémio “Studio Collector”. Trabalha regularmente com criadores de dança e teatro.