10 OUT | Panorama Animação - Escola das Artes

04.10.2018 12:00 — 11.10.2018 11:00

04.10.2018 12:00 11.10.2018 11:00 10 OUT | Panorama Animação - Escola das Artes Link: http://artes.porto.ucp.pt/pt/central-eventos/10-out-panorama-animacao-escola-das-artes

10 Outubro
> Sessão #2:
Panorama Animação - Escola das Artes

+ Conversa: Jorge Ribeiro e Sahra Kunz| moderação: Sofia Cachim
17:30 | Auditório Ilídio Pinho

Panorama sobre a produção de Cinema de Animação na Escola das Artes

Esta seleção de filmes de animação, produzidos nos últimos 5 anos na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, procura mostrar a qualidade criativa da Escola e dos seus alunos, na pertinência das abordagens temáticas e no desenvolvimento estético e tecnológico.
Os filmes contrastam pelas suas autorias, sendo alguns projetos individuais e outros de grupo, mas também pela sua duração e consequentemente, complexidade narrativa. A evolução da Escola faz-se sentir na forma como as abordagens técnicas, que vão da animação 2D ao 3D e motion-capture, inevitavelmente se misturam. Como resultado, o potencial do trabalho individual dos alunos é gradualmente ampliado, e a construção dos projetos em grupo desenvolve a ética e estética de trabalho únicas que tem vindo a distinguir esta Escola.

Este panorama servirá de mote para o desenvolvimento da conversa entre Jorge Ribeiro e Sahra Kunz, que se seguirá à exibição dos filmes.

Filmes da Sessão:

1. Ptolmus
Um homem e uma criatura não identificada têm uma conversa, na qual o homem começa a mostrar a sua arrogância, em nome da raça humana.

José Maria RRA (2013) | 4’15’’

2. Napoleon’s Unsung Battle
Nesta história será contada uma das batalhas menos conhecidas de Napoleão Bonaparte.
Para triunfar, Napoleão terá de ultrapassar uma série de desafios e ao fazê-lo colocará a sua vida em perigo. Conseguirá o Grande General ser bem sucedido desta vez?

João Paiva (2014) | 4’03’’

3. Night Fright
Um homem idoso é acordado para uma noite que irá mudar a sua vida para sempre.

João Moura, Simão Carneiro (2014) | 4’50’’

4. Ghiocel
Baseada numa história real, a curta apresenta-nos, na Roménia dos anos 70, uma jovem estudante que, tendo acabado finalmente o semestre e com excelente desempenho, se apressa ansiosamente para voltar para casa, onde a espera a sua mãe doente.

Mara Ungureanu (2015) | 5’12’’

5. The Amazing Ordinary Man
Numa cidade repleta de super heróis, um homem normal procura superar a perda da mulher. Quando uma criança se encontra em perigo de vida ele supera um herói e salva o menor.

Paulo Portugal (2016) | 4’46’’

6. Sweet Bite
Esta é uma história insólita sobre um vampiro que, acidentalmente, desenvolve um gosto peculiar por algo que não sangue.

José Viegas, Leonor Sá, Miguel Bettencourt, Rita Silva (2016) | 5’10’’

7. Try Harder
Num bar, ao balcão, um banco só quer ser igual aos outros bancos.

Luís Tarrafa (2016) | 0’47’’

8. Entre o Verão e o Outono
Após a morte da mãe, uma criança tenta lidar com o luto da melhor forma que sabe: levar à campa as flores prediletas. Uma animação 2D que trata o pesar de uma criança e a sua inocência e fragilidade perante um duro acontecimento.

Maria Francisca Pinto (2017) | 03’30’’

9. O Cachalote
O filme trata da relação de um rapaz, Miguel, com o seu pai, baleeiro de profissão. Sonhando em ter aventuras com o pai no mar, quando este não o leva consigo na caça à baleia, Miguel decide pegar num bote e ir sozinho para o mar, eventualmente encontrando uma baleia que havia sido arpoada, mas que conseguira escapar.

Ana Rita Teixeira, Célia Machado, Joana Coelho, Maria Fontes, Rafael Araújo, Sofia Lacerda (2017) | 6’13’’

10. Bruma
Alice é uma adolescente de 13 anos, curiosa e com espírito de iniciativa, que mora com o Pai numa ilha envolta em nuvens. Após a morte do Pai, Alice isola-se e é levada numa jornada emocional, na qual confronta o seu medo da vida sem o Pai.

Daniela Santos, Gabriel Peixoto, Mónica Correia, Sofia Cachim (2018) | 6’04’’

Duração Total: 44’50’’

Notas biográficas:

Jorge Ribeiro (Porto, 1975), fez o Curso de Pintura na ESAP, no Porto e o Higher National diploma in Classical Animation na Irlanda. Iniciou a sua carreira em cinema de animação em 1999 nos estúdios Magic Toons. Realizou trabalhos para publicidade, filmes de encomenda, curtas-metragens e séries de animação nomeadamente “Os Espadinhas" (2004) e os “Visiokids” (2014). Em 2015, fundou a sua produtora, Fleabag Animation Studio onde produz todo o tipo de conteúdos animados. Dos seus trabalhos mais recentes como realizador, destacam-se os videoclips “Sr.Extraterrestre” de Gisela João, “Tipsy Chicken” dos Moonshiners e “Faz bem falar de amor” dos Quinta do Bill. Atualmente está a realizar um especial TV de 26 minutos para a RTP intitulado “Isto não é um Chapéu, uma aventura de Foxy e Meg”.

Sahra Kunz (1973) é professora auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Licenciou-se em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (1997), obteve o grau de Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa (2001), e é doutorada em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco - Bilbao (2011).
Desde 1998 é docente no curso de Som e Imagem da Escola das Artes na Universidade Católica Portuguesa, lecionando, de entre outras, as disciplinas de Ferramentas de Desenho, Linguagens de Desenho, Desenho de Pré-Produção, Fundamentos da Animação, Teoria da Animação, Atelier de Animação, Projeto Final de Animação e Dissertação.

Todo o programa CICLO CINEMA ANIMAÇÃO AQUI